ESCOLHAS POSITIVAS


Escolhas Positivas_batata
Papo ou pep coco

Nossa estratégia pep+ impulsiona a ação e o progresso em três pilares principais: Agricultura Positiva, Cadeia de Valor Positiva e Escolhas Positivas. Por meio do pilar de Escolhas Positivas, manteremos a evolução de nosso portfólio de alimentos e bebidas, incorporando ingredientes mais diversos em produtos alimentícios novos e nos já existentes para que sejam melhores para o planeta e/ou que proporcionem benefícios nutricionais:

  • Ter dois terços do portfólio global de bebidas (ou seja, no mínimo 67% do portfólio) com 100 calorias ou menos provenientes de açúcares adicionados por 355ml (até 2025).
  • Até 2021, 58% do volume de vendas de bebidas no Brasil já conta com essa característica.
  • Entre 2018 e 2020, reduzimos, no Brasil, cerca de 3,9 mil toneladas de açúcares adicionados em nossas bebidas. Como um exemplo, isso equivale a dizer o equivalente a mais de 2 milhões de colheres de sopa de açúcar.
  • 84% das marcas de nosso portfólio consistem em marcas com redução de sódio.
  • Não exceder 1,3 mg de sódio por caloria em 75% do volume global de alimentos. Até 2021, 84% do volume de vendas do portfólio de alimentos da empresa contém 1,3 miligramas ou menos de sódio por caloria. Com essas reduções no portfólio de snacks salgados, foram retiradas do mercado quase 1.000 (mil) toneladas de sal (entre 2018 e 2020).
  • A meta global é que no mínimo 75% do portfólio de alimentos tenha no máximo 1.1g de gorduras saturadas por 100 calorias, até 2025. E, em 2021, 66% do volume de vendas do portfólio já estava dentro desta metal. 
  • Continuar a dimensionar novos modelos de negócios que exigem pouca ou nenhuma embalagem de uso único.

Foto do portfólio da PepsiCo.

As marcas do nosso portfólio de alimentos e bebidas estão acelerando seus esforços para concretizar a visão de embalagens sustentáveis da PepsiCo, utilizando sua influência para educar os(as) consumidores(as) sobre a reciclagem e os impactos de suas escolhas para o planeta.

No Brasil, a companhia intensificou o uso de plástico reciclado em suas garrafas PET e, desde 2020, extinguiu o uso do plástico que envolvia as embalagens de TODDYNHO®, promovendo uma redução estimada em mais de 223 toneladas do material por ano.

Recentemente, TODDYNHO® também iniciou a substituição dos canudos de plástico para papel, o que propiciará uma redução de outras 148 toneladas do material ao ano.

O nosso investimento em produtos cada vez mais equilibrados está alinhado à visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+), nossa estratégia de transformação de ponta a ponta do negócio, que coloca a sustentabilidade no centro de tudo o que fazemos.

E como a companhia cria valor, cresce operando dentro dos limites do planeta e ao mesmo tempo inspira mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas.

A PepsiCo, sendo uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, acredita na opção de um estilo de vida equilibrado, que inclui a decisão consciente da escolha dos alimentos, da prática de atividades físicas, dos momentos de lazer e de indulgência.

Nesse cenário, a companhia segue de olho em sua responsabilidade social, e por isso, mantém um processo industrial diferenciado (em alguns casos, quase artesanal), sempre priorizando a qualidade e a praticidade de tudo o que é oferecido aos(às) consumidores(as).

 

Nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

Referência mundial e inovação para o nosso portfólio, tendo o consumidor(a) no centro de tudo o que fazemos


 

Grande parte dos avanços em nosso portfólio de alimentos no país leva a assinatura do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D (em funcionamento desde janeiro de 2017), em Sorocaba (SP).

A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, foi escolhida como sede do P&D por já abrigar a primeira fábrica multicategoria da PepsiCo no Brasil.

O Centro de P&D, um complexo de 420 m2, recebeu o investimento de US$25 milhões, e tem como um de seus principais direcionamentos manter a atenção voltada para atender as demandas dos consumidores de toda a América Latina.

O Centro de P&D no Brasil, além de dois outros no México, são reflexo da relevância do mercado latino-americano para o desenvolvimento do portfólio da PepsiCo. 

Aprimorar a estratégia de saúde e bem-estar da empresa para os próximos anos é um dos objetivos dos mais de 100 profissionais que atuam no Centro de P&D.

Essa equipe possui profissionais de diversas áreas de especialização, como engenharia de alimentos, engenharia química, nutrição, biologia, química, além de uma equipe de seasoning (tempero), formada por especialistas em aromas. Com tudo isso, a companhia tem capacidade de criar e inovar em seus produtos.

A PepsiCo também aproveita o espaço para se aproximar de seu principal público, os consumidores, a partir de iniciativas que buscam entender seus desejos e necessidades. 

 

Conheça Mariana Martino e saiba como ela está criando novas formas de oferecer a nossos(as) consumidores(as) Escolhas Positivas para o planeta e para as pessoas

 

 

Poucas pessoas estudaram um snack de batata tão de perto quanto Mariana Martino. Ela pode dizer a você a fórmula para manter RUFFLES® perfeitamente crocante e conhece o segredo do sabor de queijo característico de CHEETOS®. Como gerente de desenvolvimento de produtos e ingredientes no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Sorocaba (SP), seu papel é ajudar a entender o que torna uma receita um sucesso. Mariana explora habilidades que desenvolveu durante a maior parte de sua vida: "Desde criança me interessei muito por como as coisas funcionavam", diz ela.

Essa curiosidade a levou à PepsiCo, onde desenvolve receitas e explora ingredientes que vão oferecer a consumidores(as) os sabores que esperam, além de reduzir o sódio e a gordura saturada.

 "Eu comi produtos da PepsiCo toda a minha vida e ter a chance de trabalhar com eles e melhorar seu perfil nutricional é muito emocionante", diz Mariana.

E ela está impactando diretamente a transformação pep+ (PepsiCo Positive) da empresa para oferecer Escolhas Positivas para os consumidores que são melhores para o planeta e para as pessoas.

Fazer essas mudanças nutricionais nas receitas de alimentos requer conhecimento técnico e um ato de equilíbrio, explica ela. "Não quero que os sabores sofram nenhum tipo de impacto negativo", diz Mariana. "Quero que tenha o mesmo sabor, pois é um produto icônico que os consumidores adoram". Portanto, uma parte fundamental de seu trabalho envolve pensar em manter o frescor, a qualidade e a segurança alimentar de cada iteração, o que pode ser afetado ao mudar para um óleo com menos gordura, por exemplo.

Desenvolver as receitas da PepsiCo para oferecer mais Escolhas Positivas requer qualidades que qualquer chef pode apreciar - atenção aos detalhes e muita paciência. As receitas, explica Mariana, envolvem testes extensivos antes de serem revisadas por painéis de especialistas nutricionais e experimentadas com consumidores(as). Tudo isso pode levar anos até que o trabalho de Mariana apareça nas prateleiras das lojas.

Mariana diz que cada passo do processo vale a pena. "É importante dar ao nosso consumidor Escolhas Positivas", diz ela. "A comida conecta as pessoas. A comida é um momento de prazer". E ver como o papel dela desempenha um papel no quadro mais amplo dos objetivos da PepsiCo também é satisfatório. "PepsiCo Positive é a maneira como trabalho - cuidando das pessoas, cuidando do planeta e cuidando dos produtos".

METAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PORTFÓLIO


Para que a companhia possa levar o melhor produto possível para a casa dos(as) consumidores(as), a PepsiCo promove uma série de pesquisas, análises, testes, acordos e discussões que envolvem todos os aspectos dos alimentos e bebidas de seu portfólio – em cada uma das praças que atua.

Seguimos conectados(as) com as necessidades do(a) consumidor(a) e definições dos órgãos regulatórios principalmente em relação à quantidade de sódio, açúcares adicionados e gorduras. Por isso, a PepsiCo tem metas de redução estabelecidas para 2025:

  • A eliminação total de gordura parcialmente hidrogenada da linha de salgadinhos (alcançada em 1999);
  • Ter dois terços do portfólio global de bebidas (ou seja, no mínimo 67% do portfólio) com 100 calorias ou menos de açúcares adicionados por 340g (até 2025). Até 2020, 59% do portfólio já conta com essa característica. Entre 2018 e 2020, reduzimos, no Brasil, cerca de 3,9 mil toneladas de açúcares adicionados em nossas bebidas. Como um exemplo, isso equivale a dizer o equivalente a mais de 260 mil colheres de sopa de açúcar;
  • Não exceder 1,3 mg de sódio por caloria em 75% do volume global de alimentos. No Brasil, com essas reduções no portfólio de snacks salgados, foram retiradas do mercado 1.000 (mil) toneladas de sal (entre 2018 e 2020).
  • No Brasil, nas linhas de snacks, desde 2006, a companhia apresentou reduções de sódio em CHEETOS® de 38%, FANDANGOS® 46%, LAYS® 59%, e CEBOLITOS® 49%. 
  • A meta global é que no mínimo 75% do portfólio de alimentos tenha no máximo 1.1g de gorduras saturadas por 100 calorias, até 2025. E, em 2020, 61% do portfólio já estava dentro desta meta, e até 2023, teremos 82% dos produtos com esse percentual. Com essa adequação, teremos retirado do mercado 20 mil toneladas de óleos altos saturados do mercado.

 

ALGUNS MARCOS EM NOSSA TRAJETÓRIA


 

COMPROMISSOS VOLUNTÁRIOS


  • 2018: Acordo de Redução de Açúcar.
  • 2016: Não-Venda em Escolas: Coca, AMBEV e PepsiCo.
  • 2016: Publicidade Infantil (IFBA).
  • 2015: Acordo Federal de Logística Reversa.
  • 2011: Acordo de Redução Sódio (vigente e atualizado em legislação de 2019).
  • 2008: Recomendação da OPAS: redução de gordura trans.

 

EMBALAGENS EM NOSSO PORTFÓLIO


Dentro do pilar de Escolhas Positivas, também buscamos dimensionar modelos de negócio que não utilizem plástico de uso único. Por isso, para o tema de Embalagens, trabalhamos da seguinte forma:

  • Reduziremos o uso de plástico virgem em 50% em nosso portfólio global de alimentos e bebidas até 2030, usando 50% de conteúdo reciclado em nossas embalagens de plástico;
  • Nossa visão sustentável do plástico está focada em criar um mundo em que esse material nunca se torne lixo. Como uma das empresas líderes em alimentos e bebidas no mundo, reconhecemos o papel significativo que podemos e devemos ter.  Globalmente, 87% das nossas embalagens já são recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis e temos a meta de chegar em 100% até 2025.
  • Em 2019, a PepsiCo anunciou uma nova meta de redução de 35% na quantidade de plástico virgem em todo o seu negócio de bebidas até 2025, o que equivale à eliminação de 2,5 milhões de toneladas métricas de plástico virgem acumulado. Atualmente, 22 mercados globais com embalagens 100% rPET, ou seja, PET reciclado.

As embalagens são um elemento muito importante para o nosso negócio, pois elas protegem a segurança, a qualidade e o frescor dos nossos produtos, amplia a vida útil deles nas prateleiras e reduz o desperdício de alimentos. Elas ajudam a melhorar a distribuição, a acessibilidade e a conveniência.

O plástico ainda é um material altamente eficiente para embalar alimentos e bebidas. Mas, para manter esses benefícios, é preciso fomentar uma economia circular para o plástico e assegurar que todas as embalagens plásticas sejam descartadas e destinadas corretamente à reciclagem.

Tendo a sustentabilidade no centro de tudo o que fazemos e com o objetivo de impulsionar ainda mais a economia circular temos um plano sólido para a logística reversa do plástico. Conheça mais das nossas ações aqui.