sistema alimentar sustentável


pepsico_icrop-19_1536x864

Hoje, o sistema alimentar global traz nutrição, oportunidade econômica, conveniência e diversão a mais pessoas do que nunca, mas enfrenta pressões significativas que ameaçam sua capacidade futura de atender às necessidades de uma população global em crescimento.

Na PepsiCo, acreditamos que há uma oportunidade de mudar a maneira como o mundo produz, distribui, consome e descarta alimentos e bebidas, com o intuito de enfrentar os desafios compartilhados que enfrentamos.

Nosso objetivo é usar nossa escala, alcance e experiência para ajudar a construir um sistema alimentar mais sustentável, que possa atender às necessidades humanas de nutrição e lazer, além de continuar a impulsionar o desenvolvimento econômico e social, sem ultrapassar as fronteiras naturais do planeta.

Além de ser a coisa certa a fazer, trabalhar para atingir esse objetivo também é bom para os nossos negócios. Onde nosso sistema alimentar pode estar operando de maneira insustentável, há possibilidade de riscos na cadeia operacional, de suprimento e financeira de nossa empresa.

Por outro lado, enfrentar os riscos em nossa cadeia de valor e investir um sistema alimentar mais amplo, de maneira eficaz, pode gerar novas oportunidades de vantagem competitiva e futuro crescimento do mercado, além de apoiar as comunidades em que operamos.

Agricultura de Ponta


agricultura de ponta

Nos próximos 30 anos, a demanda global por produtos agrícolas crescerá até 50%. No entanto, a agricultura já responde por cerca de 70% do consumo mundial de água doce e aproximadamente de 1/4 das emissões globais de gases de efeito estufa.

Também contribui para o desmatamento, a perda de biodiversidade e a poluição da terra e da água. Enquanto a agricultura impulsiona o desenvolvimento rural, algumas regiões agrícolas também são impactadas pela pobreza, desigualdade e violações dos direitos humanos.

A agricultura é a base do sistema alimentar e a raiz dos negócios da PepsiCo. Para produzir nossos alimentos e bebidas, utilizamos mais de 25 colheitas de 60 países e apoiamos mais de 100 mil empregos em toda a nossa cadeia de suprimentos agrícolas. Essa escala e alcance significam que os padrões e as práticas que empregamos e promovemos podem influenciar os impactos ambientais, sociais e econômicos da agricultura em todo o mundo.

Nossa estratégia agrícola de ponta visa impulsionar o progresso para tornar a agricultura mais resiliente, inteligente e inclusiva.

Saiba mais sobre nossos objetivos de agricultura:

Agricultura de ponta

Impacto positivo sobre a água


Impacto positivo de água

A água é fundamental para o nosso sistema alimentar e para os negócios da PepsiCo. Ela nutre as colheitas usadas para fabricar nossos produtos, é o principal ingrediente de muitas de nossas bebidas e um componente integrante de nossas operações de fabricação. Mas em algumas regiões, a água é escassa e as mudanças climáticas estão piorando as pressões sobre os recursos hídricos em todo o mundo. As estimativas indicam que até 2025, 2/3 da população mundial viverá em regiões com estresse hídrico.

A estratégia de impacto positivo sobre água da PepsiCo se concentra na melhoria da gestão hídrica em todos os nossos negócios e nas regiões onde operamos. Nosso objetivo final é apoiar a segurança hídrica sustentável a longo prazo para todos os usuários, especialmente em áreas de alto risco.

Além de agir em nossa própria cadeia de valor, pretendemos usar nossa experiência e influência para defender as políticas e práticas locais capazes de proteger e reabastecer as bacias hidrográficas.

Saiba mais sobre nossas metas de água:

Impacto positivo sobre a água

Futuro circular de embalagens


circular pack

Em um sistema alimentar eficiente, a embalagem ajuda a tornar produtos seguros e de alta qualidade acessíveis a todos, prolongando a vida útil e ajudando a limitar o desperdício de alimentos. Mas, para ter um papel em um sistema alimentar mais sustentável, precisamos eliminar os resíduos das embalagens.

Em 2018, o plástico representou pouco menos da metade do total de material de embalagem usado pela PepsiCo, com alumínio, vidro e fibra sendo a maior parte do saldo. Nesse ano, usamos 2,2 milhões de toneladas métricas de plástico virgem para embalar produtos em todo o nosso portfólio de alimentos e bebidas.

Embora o plástico ofereça um material leve e altamente eficaz, sua produção é à base de petróleo, em um processo intensivo de carbono, que, em todo o mundo, apenas 14% do que é usado é coletado para reciclagem. O que sobra se torna desperdício. Onde é descartado de forma irresponsável ou onde a gestão de resíduos é ineficaz, ele transpassa as comunidades e polui nossos oceanos.

Estabelecemos uma meta ambiciosa para reduzir 35% do conteúdo de plástico virgem em nossas marcas de bebidas até 2025. O progresso será impulsionado pelo aumento do uso de conteúdo reciclado e materiais de embalagem alternativos. Nos negócios e nas nossas marcas da PepsiCo, criamos um imperativo comercial para ajudar a construir um futuro circular para embalagens e um mundo onde os plásticos nunca precisem ser desperdiçados.

Saiba mais sobre nossas Metas para Embalagens:

Futuro circular para embalagens

Escolhas aprimoradas em nosso portfólio


portfolop

Por mais de 50 anos, nossa disposição em nos adaptar permitiu que passássemos de uma empresa que fabricava apenas salgadinhos e refrigerantes a líder global, oferecendo uma ampla variedade dos alimentos e bebidas mais agradáveis do mundo. Continuamos a expandir nosso portfólio para oferecer mais opções para todos os gostos, estilos de vida e ocasiões.

Na PepsiCo, acreditamos que um sistema alimentar mais sustentável deve atender às necessidades humanas de nutrição e lazer. Estamos trabalhando continuamente para introduzir novos produtos com mais dos ingredientes nutritivos que nossos consumidores precisam.

E continuamos a reformular as receitas existentes em nosso portfólio para reduzir açúcares de adição, sódio e gordura saturada, para que os consumidores possam continuar desfrutando de nossas marcas mais queridas como parte de uma dieta equilibrada.

Saiba mais sobre nossos Metas de Produtos:

Escolhas aprimoradas em nosso portfolio

Mitigação da mudança climática


mudança climática

O mundo enfrenta o agravamento das mudanças climáticas. O ano de 2018 foi o quarto mais quente já registrado, superado apenas por 2015, 2016 e 2017. O rápido aquecimento do nosso planeta provavelmente agravará os fatores de risco em nosso sistema alimentar global, desde condições climáticas extremas e escassez de água, até perda e interrupção da qualidade do solo, até os sistemas políticos, econômicos e sociais que baseiam o modo como produzimos e distribuímos alimentos.

O sistema alimentar global é responsável por cerca de 30% das emissões de gases de efeito estufa. Acreditamos que ele pode se tornar mais resiliente e eficiente em termos de carbono, além de desempenhar um papel significativo na regeneração da saúde de nosso clima através do sequestro de carbono.

Saiba mais sobre nossas Metas para o Clima:

Mitigação da mudança climática

Pessoas e prosperidade


pessoas e prosperidade

Em todo o mundo, as pessoas trabalham todos os dias para estimular o sistema alimentar. Desde a colheita dos ingredientes, até o carregamento do caminhão para distribuição, até a colocação de um item na prateleira da loja, contamos com nossos agricultores, parceiros da PepsiCo, parceiros de varejo e muitos outros para, diariamente, produzir e vender nossos produtos reconhecidos globalmente.

Isso significa que temos interesse no sucesso e no bem-estar de nosso pessoal. Temos o compromisso de promover o respeito aos direitos humanos em toda a nossa cadeia de valor, construindo locais de trabalho diversificados e inclusivos, além de investir na promoção de prosperidade compartilhada nas comunidades onde vivemos e trabalhamos.

Saiba mais sobre nossas Metas para Pessoas:

Pessoas e prosperidade