Cidadania Corporativa


Como uma companhia líder no setor de alimentos e bebidas, a PepsiCo possui uma presença global muito marcante. Estamos comprometidos com o desenvolvimento das regiões onde atuamos e com a melhoria de vida das pessoas nas comunidades que nos cercam.

O programa “Mulheres com Propósito” tem o objetivo de aumentar a participação feminina no mercado de trabalho e ajudar mulheres a conquistarem sua independência financeira por meio do empreendedorismo.

Essa é uma iniciativa da PepsiCo América Latina, em parceria com a FUNDES, organização internacional focada no desenvolvimento social, para contribuir com a promoção da equidade de gênero por meio de um programa de capacitação de mulheres desenvolvido orientar àquelas que já empreendem (ou desejam abrir o próprio negócio) e planejar sua vida profissional e financeira.

Com um investimento previsto de US$ 1,5 milhão, o programa já está operando no México, Colômbia, Argentina, República Dominicana, Venezuela, Chile e Uruguai. No Brasil, onde as mulheres representam a maioria da população e lideram quase 40% das famílias, planejamos atender 2 mil mulheres até 2025.

Por isso, PepsiCo e FUNDES têm como objetivo de longo prazo o crescimento do “Mulheres com Propósito” ampliando suas frentes de atuação, visando a sustentabilidade da iniciativa e buscando oferecer máximo apoio às mulheres participantes. 

Iniciativas como essas, nos enchem de orgulho e nos torna reconhecidos pelo nosso trabalho. Como o prêmio WEPs Brasil   2019   –   Empresas Empoderando Mulheres (Women’s Empowerment Principles) no qual fomos reconhecidos na categoria prata entre as grandes empresas, uma iniciativa da ONU Mulheres, que tem como propósito incentivar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil.

Para potencializar talentos e dar a oportunidade de um maior desenvolvimento para essas empreendedoras foi elaborado o programa de Mentoria para Mulheres com Propósito. Para isso, foi oferecida para as mulheres formadas no Mulheres com Propósito a chance de participarem do programa junto as executivas da PepsiCo.

As mentoras voluntárias compartilharam experiências e conhecimentos sobre temas que as empreendedoras precisavam avançar em seus negócios. Tanto as voluntárias quanto as participantes receberam capacitação para participar do programa, que contou com encontros de trabalho, encontros de supervisão e avaliação para gerenciamento contínuo do programa de mentoria. 

Por ter sido uma troca, além dos benefícios para as empreendedoras como desenvolvimento de seus negócios, conhecimento de ferramentas técnicas, conteúdos importantes para serem colocados em prática e networking incrementado, as mentoras voluntárias desenvolveram também algumas competências socioemocionais como empatia, inteligência emocional, criatividade, consciência social e cooperação que poderão ser implementadas no desenvolvimento de suas equipes, transformando- as em melhores líderes.

Reciclagem PEPSICO

RECICLO PEPSICO

O Programa Reciclo PepsiCo promove a redução de resíduos dos processos produtivos por meio da reutilização e a reciclagem de matérias primas, o que fomenta o aumento da produtividade e a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, comerciantes e consumidores na busca de uma solução conjunta para a questão da reciclagem no Brasil.

A PepsiCo firmou parceria com o Instituto Gaia Social para oferecer treinamento aos trabalhadores de cooperativas da Zona Sul de São Paulo, com o objetivo de elevar as habilidades produtiva e comercial destas cooperativas. Assim, foi criada em 2012 a rede de comercialização da Zona Sul de São Paulo que já conta com diversos parceiros.

Pensando na valorização das cooperativas, a PepsiCo fornece incentivos para que ela se transforme em microempresa e negocie PET com preços mais competitivos.

Além da criação da rede de comercialização, a PepsiCo criou ações inovadoras visando a redução do impacto ambiental e dos custos da companhia, como por exemplo a Promoção Craques da Reciclagem, que uniu o futebol com a conscientização em torno dos resíduos descartados pelas comunidades envolvidas e em 15 dias foram coletadas cerca de 12 toneladas de lixo reciclável.

O Programa é um exemplo de como funcionários, fornecedores, cooperativas, varejistas e sociedade podem se mobilizar em torno de uma causa em comum: a preservação do meio ambiente. Por meio da responsabilidade compartilhada é possível adotar uma gestão mais sustentável, tendo sempre em vista a performance dos negócios.

A PepsiCo pretende ampliar sua atuação a outras comunidades buscando soluções inovadoras e iniciativas concretas para atrair efetivamente a participação de todos. E assim, juntos, construir um mundo melhor.

RECICLAR PELO BRASIL 

O Programa Reciclar pelo Brasil é uma plataforma construída para unificar ações da indústria em apoio à organização produtiva de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. A plataforma conta com uma equipe técnica que identifica os principais problemas e potencialidades das organizações de catadores apoiadas e atua para organizar e qualificar a gestão e o processo produtivo destas organizações. 

Dentre os objetivos do Programa estão: 

a. Colaborar para a profissionalização e regularização jurídica, financeira e contábil das organizações de catadores; 

b. Fortalecer o associativismo, autogestão e sustentabilidade administrativa e financeira das organizações de catadores;

c. Contribuir para aumentar o volume de resíduos coletados e comercializados pelas organizações de catadores; 

d. Contribuir para a melhoria da infraestrutura e das condições de saúde e segurança no trabalho dos catadores em suas organizações; 

e. Colaborar com a implantação da logística reversa, com a efetiva participação dos catadores de materiais recicláveis. 

O Programa realiza ainda investimentos diretos nas cooperativas e associações beneficiárias.

A ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) não apenas coordena e opera o programa nas cooperativas, mas é responsável por representar os catadores nas tomadas de decisão sobre os investimentos, fundamental na governança de uma plataforma com objetivos sociais, ambientais e econômicos.

VOLUNTARIADO RECICLO

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a reciclagem, o descarte adequado de resíduos e promover a reflexão sobre as maneiras pelas quais podemos influenciar em nosso trabalho diário para desenvolver processos, produtos e serviços mais sustentáveis.

A PepsiCo promove oportunidades de engajamento de voluntários em ações junto a cooperativas parceiras, como a COOPERCAPS. Ações como essas ajudam a transformar nossos funcionários em multiplicadores das boas práticas para reciclagem em suas próprias comunidades.

Durante a atividade, por exemplo, eles dedicaram seu tempo para atuar junto aos cooperados em uma das suas estações de trabalho, buscando empatia com a pessoa por trás do processo de reciclagem e reconhecendo nesta atividade a importância do nosso papel de cidadãos em realizar descarte consciente do resíduo reciclável.

Outras iniciativas
Saiba mais sobre o Futuro Circular das Embalagens

O problema da fome, especialmente da desnutrição infantil, tem um impacto profundo para aqueles que sofrem com isso diariamente, além de um amplo impacto social. Reduzir a fome e a desnutrição é essencial e uma das iniciativas da PepsiCo. 

A PepsiCo Brasil mantém uma parceria com o Mesa Brasil Sesc, rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. O Mesa Brasil tem o reconhecimento da Global Foodbanking Network (GFN), organização voltada para a criação e fortalecimento de bancos de alimento em todo o mundo. 

Mesa Brasil Doação de Produtos - PEPSICO

O objetivo da iniciativa é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade, em uma perspectiva de inclusão social. Desde 2014, já foram doadas pela companhia mais de 100 toneladas de produtos para os beneficiados do projeto.

As causas humanitárias também são nossa causa, e através da doação de produtos realizadas via Mesa Brasil, a PepsiCo e a PepsiCo Foundation colaboram com as comunidades. 

Desastres Naturais

A PepsiCo tem uma política de apoio em situações de desastres naturais e de calamidade nas comunidades que atuamos. Somente nos últimos 10 anos, foram mais de 600 milhões de dólares em doações em produtos ou em recursos financeiros no mundo todo pela PepsiCo e a PepsiCo Foundation.

Doação De Produtos

A PepsiCo Brasil mantém uma parceria com o Mesa Brasil Sesc, rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. O objetivo da iniciativa é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em uma perspectiva de inclusão social.

Desde 2014, já foram doadas pela PepsiCo mais de 100 toneladas de produtos e  mais de 250 mil beneficiários do projeto. Saiba mais sobre o projeto Mesa Brasil Sesc: www.sesc.com.br/mesabrasil.

Projeto Bandeira Batata

Com o objetivo de reduzir a evasão escolar a Associação de Pais e Mestres do Colégio Estadual do Campo de Palmeirinha, do distrito rural de Palmeirinha em Guarapuava no Paraná, se uniu aos voluntários da PepsiCo e Bandeira Batatas, um de nossos produtores rurais, para a criação de três estufas que receberam sementes de batatas, com o intuito de que os alunos desenvolvam na prática conhecimentos de ciências, matemática e outros temas ao cuidar da plantação.

A PepsiCo vem apoiando o projeto com voluntários que acompanham de perto a evolução do projeto, bem como com o cumprimento do objetivo de tornar a escola de Palmeirinha mais sustentável. Com a doação financeira feita pela PepsiCo a escola viabilizará a construção de um sistema de captação de água da chuva, que será utilizada como água de reuso, diminuindo assim seus gastos. A água será utilizada para uso nas estufas e limpeza da escola.

Leis de Incentivo

Apoiar a cultura e a educação no país significa, para nós da PepsiCo, dar a oportunidade para todos de ter o acesso ao conhecimento e assim contribuir para um país melhor. Veja alguns projetos que apoiamos: 

ECOFALANTE

A PepsiCo Brasil apoia a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental como parte de suas ações de conscientização sobre reciclagem. Desde 2012, quando foi realizada a sua primeira edição, a mostra reúne filmes de diversas partes do mundo, abordando temas socioambientais.

A Ecofalante é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada pela ação de um grupo de educadores, comunicadores, cineastas e profissionais de diversas áreas do conhecimento com o objetivo de desenvolver projetos que contribuam para a educação e divulgação de alternativas para o desenvolvimento sustentável. Saiba mais: www.ecofalante.org.br.

EPROCAD

A PepsiCo Brasil é parceira do projeto de iniciação esportiva da fundação EPROCAD. Por meio da prática do futebol, a iniciativa oferece oportunidades de inclusão social a crianças e jovens, de 12 a 17 anos, que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social na cidade de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo. Além do esporte, a fundação também desenvolve projetos nas áreas ambiental, cultural e de tecnologia. Conheça o projeto: www.eprocad.org.br.

Marketing de Causa

DORITOS® RAINBOW

Desde 2017, DORITOS® possui uma edição especial com o objetivo de dar voz e visibilidade à comunidade LGBTQI+, o DORITOS® Rainbow. A embalagem e o produto trazem as oito cores da bandeira do movimento, a fim de promover um resgate histórico e celebrar a diversidade. 

No primeiro ano da campanha, a PepsiCo desenvolveu um projeto junto à Casa 1, ONG que visa acolher membros da comunidade LGBTQI+ em vulnerabilidade social, para ajudar a promover mudanças estruturais que a própria instituição acredita, apoiando o desenvolvimento de cursos de capacitação profissional e gestão de assuntos pessoais.

O valor arrecadado da venda do snack especial teve o 100% do repasse para a ONG. Foram arrecadados R$100 mil com o apoio dos consumidores e patrocínios no primeiro ano. A volta do produto em 2018 deu a oportunidade de ajudar outras quatro instituições, uma de cada região do Brasil. Em 2019 a iniciativa inovou ao ampliar o projeto para cinco meses, com a campanha indo até o Rock in Rio, o principal festival de música e entretenimento do mundo.

Saiba mais sobre as campanhas de DORITOS®

TODDYNHO®

Em 2017, TODDYNHO® lançou a campanha #EspichouDoou com o objetivo de estimular a doação de roupa infantil entre as pessoas, pois de acordo com a Cruz Vermelha Brasileira, apenas 10% das roupas recebidas em doações são para crianças.

Foram 20 pontos de coleta de doações na grande São Paulo e nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Sergipe, Paraná, Ceará e Paraíba, as unidades da Cruz Vermelha Brasileira receberão as doações.

Com essa campanha, TODDYNHO® destinou 1% do lucro obtido com a venda do produto durante o mês de novembro de 2017 para a instituição parceira na ação. A campanha #EspichouDoou reforça o propósito da marca como parceiro dos adultos no desenvolvimento das crianças e a incentivar a prática da cidadania de pai para filho.

Nossos voluntários

Aqui na PepsiCo nós incentivamos a participação ativa dos nossos funcionários nas ações de responsabilidade social. Nosso time entra em campo, arregaça as mangas e trabalha nas atividades sociais, se engajando com a comunidade e contribuindo com o seu carinho, esforço e atitude para o sucesso dos projetos.