PEPSICO TAMBÉM É AGRICULTURA


A PepsiCo é uma das principais empresas agrícolas do mundo. Presente em mais de 200 países, tem colaborado para desenvolver a agricultura sustentável local e conta com a matéria-prima de verdade, o que garante uma produção com qualidade, sustentabilidade e alta produtividade. Por isso, apoiar o desenvolvimento sustentável da agricultura e dos produtores rurais é um compromisso concreto!

Toda vez que você comer uma de nossas batatas RUFFLES®LAY’S®, Batata Palha ELMA CHIPS® ou SENSAÇÕES™, saiba que você está comendo batata de verdade.

E o melhor: um produto sustentável em sua origem. Isso porque, em 2019, 100% dos produtores de batatas que fornecem a matéria-prima para a PepsiCo tiveram suas práticas verificadas pelo nosso Programa de Agricultura Sustentável (SFP, sigla que vem do nome em inglês), um programa global de melhoria continua desenvolvido pela PepsiCo para avaliar a sustentabilidade dos métodos de produção das nossas fazendas parceiras. 

pepsico_batata_lays6

Além de batata de verdade, os nossos pacotinhos de RUFFLES®, LAY’S®, Batata Palha ELMA CHIPS® ou SENSAÇÕES™, são produzidos em uma cadeia de valor pensada de ponta a ponta: do agro até os usos e o pós-consumo das nossas embalagens.

O Programa de Agricultura Sustentável (SFP) foi iniciado em 2015 no Agro do Brasil e possibilitou que os agricultores locais passassem, gradualmente, pelas etapas de engajamento, treinamento e consultoria até estarem preparados para a verificação final. Nessa fase, foram avaliados em mais de 170 requisitos divididos em três pilares: Social, Ambiental e Econômico.

Com a verificação, os produtores podem estar seguros de que estão trabalhando de acordo com a legislação vigente e com as melhores práticas de produção sustentável. A PepsiCo, por sua vez, tem a garantia de estar entregando aos seus consumidores produtos comprometidos com as pessoas, com o futuro e com o planeta. 

 

Batata

Nossa linha de produção

Do campo à mesa

O programa Agro Coco é uma iniciativa da PepsiCo que promove a agricultura local trazendo resultados sociais, ambientais e econômicos em sustentabilidade que estão alinhadas com a visão de Vencer com Propósito e com o compromisso de gerar crescimento sustentável para as pessoas e para o planeta.

Além de água de coco de verdade, ela vem direto da nossa fazenda de demonstração de Petrolina.

O programa, que começou em 2009, conta com mais de 90 produtores nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará para produzir e fornecer coco verde para a PepsiCo. Esse número está vinculado exclusivamente à produção de água de coco da KERO COCO®, que é líder no mercado brasileiro de água de coco em caixinha.

Cerca de 4 mil pessoas, considerando empregos diretos e indiretos, trabalham na cadeia que abastece a companhia e são beneficiados pelo programa que tem gerado aumento na produtividade e no retorno financeiro para os agricultores.

A participação destes produtores é voluntária, e a companhia incentiva que eles façam parte da iniciativa para contribuir com a redução dos impactos ambientais e sociais, mantendo a viabilidade econômica nas fazendas. Além disso, os fornecedores de coco comparecem anualmente a eventos nas Demo Farm, fazenda de demonstração da PepsiCo, para difundir a tecnologia e boas práticas para o aumento da produtividade e melhorias da qualidade da matéria prima.

sustentabilidade está presente no programa de diversas formas, como por exemplo a utilização da casca de coco como adubo para usufruto da PepsiCo, dos produtores de coco e de outras frutas da região, além de colaborar para o fortalecimento de toda a cadeia e da produção de coco verde em todo o Nordeste. As fazendas da PepsiCo produzem cerca de 65% da demanda para a fabricação da KERO COCO® enquanto os outros 70% são produzidos pelos agricultores locais.

Coco
christophe-maertens-v9r31Dxg0X0-unsplash

A PepsiCo, por meio do programa Agro Milho, possui contrato anual com 10 fornecedores que se dividem entre a região de Campos Gerais, no estado do Paraná, e o Triângulo Mineiro. O objetivo da iniciativa é encontrar os melhores híbridos do mercado de acordo com as características desejadas pela PepsiCo para que DORITOS® atinja a qualidade máxima, levando em conta aspectos como formato das tortilhas e crocância.

Com o apoio do programa, os produtores parceiros testam híbridos todo ano. São feitos testes em laboratório, de produção e com consumidor, e os materiais promissores são adquiridos pelos produtores parceiros da PepsiCo para entrar no processo do Programa Agro. Depois de adquiridos, os híbridos são armazenados em unidades específicas para garantir segurança alimentar e qualidade do produto.

milho

Nossas Demofarms

As Demo Farms são fazendas de demonstração da PepsiCo que têm o objetivo de fomentar a troca e ampliação de conhecimento, aproveitando as iniciativas feitas em algumas culturas que podem, e devem, ser usadas por outras, colaborando para que a produção dos agricultores parceiros seja mais sustentável.

Para fomentar este projeto as Demo Farms são avaliadas pelo Programa de Agricultura Sustentável da PepsiCo (SFP) por meio dos itens de gestão, registros, controles, resultados e boas práticas. No Brasil, o processo de verificação do Programa de Agricultura Sustentável já atestou que 100% do volume de batatas e 30% do coco produzidos são provenientes de agricultura sustentável.

Demofarms