Nutrição


O investimento da PepsiCo em produtos cada vez mais balanceados está alinhada à agenda de negócios Vencer com Propósito, que define uma série de objetivos para 2025. Acreditamos que para crescer é preciso contribuir com o planeta e impactar positivamente a comunidade onde atuamos. Para atender às necessidades dos consumidores, procuramos ampliar nosso portfólio de produtos com opções equilibradas para todas as ocasiões de consumo.

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Entre as metas nutricionais já atingidas pela companhia ou programadas para o futuro próximo estão: 

  1. A eliminação total de gordura parcialmente hidrogenada da linha de salgadinhos, alcançado em 1999;
  2. Ter dois terços do portfólio global de bebidas com 100 calorias ou menos de açúcares adicionados por 355 ml, objetivo traçado até 2025;
  3. E, para o mesmo ano, não exceder 1,3 mg de sódio por caloria em 75% do volume global de alimentos e 1,1g de gorduras saturadas por 100 calorias de produto no mesmo volume.

 

Desde 2017, mais opções de alimentos e bebidas chegaram às prateleiras com menos açúcar adicionado, gorduras e sódio, e com a adição de novos ingredientes nutritivos, sem abrir mão do sabor.  Essa filosofia de “menos é mais” em açúcar, sódio e gorduras saturadas representa só metade da solução nutricional que a empresa adota para expandir seu portfólio de produtos com saudabilidade.

Parte dessa conquista, leva a assinatura do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da PepsiCo, inaugurado em novembro de 2017 em Sorocaba (SP). Chamado de Centro de R&D (do inglês Research & Development) um de seus objetivos é pesquisar raízes, tubérculos, frutos, grãos e leguminosas para desenvolver ingredientes e sabores já apreciados pelo mundo, de um modo ainda mais equilibrado.

Seja qual for a matéria-prima pesquisada e seu mercado potencial, o R&D de Sorocaba mantém-se alinhado à visão de Vencer com Propósito da PepsiCo, com o intuito máximo de desenvolver soluções mais equilibradas para os nossos produtos.

Aprimorar a estratégia de saúde e bem-estar da empresa para os próximos anos é um dos objetivos dos mais de 100 cientistas que atuam no R&D. Foi de lá que saíram EQLIBRI® com tapioca e cracker com chia e o TODDYNHO® Levinho – uma versão da bebida láctea reduzida em gordura e açúcar adicionado, mas sem a substituição por adoçante.

Uma das categorias da PepsiCo, conhecida como salty, inclui nomes como CHEETOS®, FANDANGOS® e SENSAÇÕES®. Em 2008, a companhia passou a usar óleo de girassol especial no preparo desses produtos, o que contribuiu para reduzir o teor de gordura saturada. Além disso, passou a utilizar novas tecnologias que permitem a redução da porcentagem de sódio na fabricação.

Na categoria de Nutrição, a PepsiCo conta com marcas tradicionais, como QUAKER®, TODDY® e TODDYNHO® que também tiveram modificações como diminuição de gorduras totais e açúcares. A aveia é um dos ingredientes indispensáveis quando falamos de nutrição. Apostamos nesse produto por ele conseguir oferecer aos nossos consumidores benefícios e qualidade como uma opção mais saudável e rápida para o dia a dia.

Na categoria de Bebidas, aqui no Brasil, a companhia foi a primeira do mercado a lançar uma linha levemente gaseificada de baixa caloria, a H2OH!®.

Esta é só uma parte do grande trabalho que a PepsiCo vem fazendo para atender às necessidades dos seus consumidores. A companhia continuará trabalhando para oferecer mais opções equilibradas e saborosas aos brasileiros de todos os cantos do país.

 


Nosso centro de R&D 

 

É neste cenário descrito acima que surge o Centro de R&D de Sorocaba, com 4500 metros quadrados construídos do zero. As instalações se dividem entre laboratórios, cozinhas experimentais e ambientes que contam com equipamentos de ponta para a manufatura dos ingredientes que serão explorados pela PepsiCo no desenvolvimento de novos produtos e sabores.  

A equipe responsável por operar esta revolução conta com mais de 100 funcionários de diversas áreas de especialização, como engenharia de alimentos, engenharia química, nutrição, biologia, química, entre outras.

A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, foi escolhida como sede do Centro de R&D por já abrigar a primeira fábrica multicategoria da PepsiCo no Brasil. Lá, a companhia produz biscoitos e bebidas lácteas. A PepsiCo já conta com diversos centros de tecnologia em todo o mundo, e cada um tem uma especialidade diferente. Por aqui, teremos a primeira e única unidade da companhia na América Latina com times multifuncionais.

Outra inovação é a chegada de uma equipe de seasoning, formada por especialistas em aromas. Com tudo isso, a PepsiCo terá capacidade de não apenas criar novos produtos, mas também de inovar em algumas das marcas mais queridas do Brasil, como TORCIDA®, FANDANGOS®, RUFFLES®, MABEL®, EQLIBRI® e tantas outras.

A PepsiCo também vai aproveitar o Centro de R&D de Sorocaba para dar espaço a uma de suas vozes mais importantes: a do consumidor. A área de Pesquisa & Desenvolvimento vai realizar testes sensoriais com aparelhos e processos capazes de identificar os gostos do público, para personalizar e adaptar seus produtos.