Desde 2017, mais opções de alimentos e bebidas chegaram às prateleiras com menos açúcar adicionado, gorduras e sódio, e com a adição de novos ingredientes nutritivos, sem abrir mão do sabor. Essa filosofia de “menos é mais” em açúcar, sódio e gorduras saturadas representa só metade da solução nutricional que a empresa adota para expandir seu portfólio de produtos com saudabilidade.
Parte dessa conquista, leva a assinatura do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da PepsiCo, inaugurado em novembro de 2017 em Sorocaba (SP). Chamado de Centro de R&D (do inglês Research & Development) um de seus objetivos é pesquisar raízes, tubérculos, frutos, grãos e leguminosas para desenvolver ingredientes e sabores já apreciados pelo mundo, de um modo ainda mais equilibrado.
Seja qual for a matéria-prima pesquisada e seu mercado potencial, o R&D de Sorocaba mantém-se alinhado à visão de Vencer com Propósito da PepsiCo, com o intuito máximo de desenvolver soluções mais equilibradas para os nossos produtos.
Aprimorar a estratégia de saúde e bem-estar da empresa para os próximos anos é um dos objetivos dos mais de 100 cientistas que atuam no R&D. Foi de lá que saíram EQLIBRI® com tapioca e cracker com chia e o TODDYNHO® Levinho – uma versão da bebida láctea reduzida em gordura e açúcar adicionado, mas sem a substituição por adoçante.
Uma das categorias da PepsiCo, conhecida como salty, inclui nomes como CHEETOS®, FANDANGOS® e SENSAÇÕES®. Em 2008, a companhia passou a usar óleo de girassol especial no preparo desses produtos, o que contribuiu para reduzir o teor de gordura saturada. Além disso, passou a utilizar novas tecnologias que permitem a redução da porcentagem de sódio na fabricação.
Na categoria de Nutrição, a PepsiCo conta com marcas tradicionais, como QUAKER®, TODDY® e TODDYNHO® que também tiveram modificações como diminuição de gorduras totais e açúcares. A aveia é um dos ingredientes indispensáveis quando falamos de nutrição. Apostamos nesse produto por ele conseguir oferecer aos nossos consumidores benefícios e qualidade como uma opção mais saudável e rápida para o dia a dia.
Na categoria de Bebidas, aqui no Brasil, a companhia foi a primeira do mercado a lançar uma linha levemente gaseificada de baixa caloria, a H2OH!®.
Esta é só uma parte do grande trabalho que a PepsiCo vem fazendo para atender às necessidades dos seus consumidores. A companhia continuará trabalhando para oferecer mais opções equilibradas e saborosas aos brasileiros de todos os cantos do país.