RESPEITO, EMPATIA E INCLUSÃO NA PRÁTICA


Na PepsiCo, o respeito e o incentivo à diversidade estão no centro dos nossos esforços, diretamente ligados aos nossos valores e à nossa premissa de Vencer com Propósito. Acreditamos que é a coisa certa a se fazer, traz vantagem competitiva e torna nossa empresa melhor e mais forte. Por isso, praticamos a diversidade dentro e fora da companhia, sendo base das nossas políticas e estratégias de negócio.

Para nossas(os) funcionárias(os), buscamos promover um ambiente inclusivo, que possibilite que as pessoas sejam quem são. Assim, estimulamos a criatividade e inovação, impulsionando atração e retenção de talentos realmente diversos, o que garante a representatividade que queremos da sociedade e de nossas(os) consumidores dentro da companhia.

Trabalhamos com o propósito de Elevar o Nível do Talento e da Diversidade, responsabilidade que assumimos globalmente e levamos muito a sério também no Brasil.

Como forma de otimizar os nossos esforços sobre o tema, a PepsiCo criou a área de Diversidade e Inclusão, com atuação em três frentes estratégicas:

  • Aumentar a diversidade com a contratação, desenvolvimento e retenção de talentos diversos;
  • Promover um ambiente inclusivo com o investimento constante em pessoas conscientes e empoderadas para atuação como agentes de mudança;
  • Investir na comunidade para impactar o mundo em que vivemos e promover o tema na sociedade com iniciativas que apoiam causas relevantes e contribuem de forma efetiva para a transformação social.

 

Os Grupos de Afinidade

Como força motriz, temos os Grupos de Afinidades (ERGs) formados por funcionárias(os) voluntárias(os) que possuem sinergia com os temas e atuam na representação de coletivos dentro de temas que nos ajudam a estimular a diversidade e o engajamento dentro da companhia. O objetivo desses grupos é a troca de informações, ideias e a proposta ativa de ações voltadas para a frente de trabalho que representam, sendo: Raça, Gênero, PCD, LGBTI+ e Gerações.

Grupo de Afinidade

A NOSSA JORNADA EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO

TALENTOS NEGROS


 

A inclusão racial é um pilar fundamental da nossa estratégia e das nossas responsabilidades como uma das maiores companhias de alimentos e bebidas do mundo. Temos o compromisso de expandir globalmente em 30% nossa população de líderes negras(os) até 2025 por meio de desenvolvimento e recrutamento.

No Brasil, essa agenda tem ganhado força nos últimos anos e contribuído para evolução da nossa jornada para garantir uma representatividade cada vez maior.

First Next Gen 2020

Novas turmas de estágio e trainee dão show de representatividade e engajamento!

Nesse sentido, demos um importante passo nos processos de recrutamento e seleção dos programas de entrada First Gen (estágio) e Next Gen (trainee), estabelecendo como meta mínima de 50% de representatividade de talentos autodeclarados pardos ou pretos no painel de candidatos. 

Os processos seletivos às cegas, sem distinção de universidade, gênero ou raça, no qual as habilidades únicas sejam o principal atrativo na contratação também entraram de vez em nosso dia a dia de trabalho. Também adequamos os nossos critérios de seleção em relação à exigência de inglês, porque entendemos que a língua é um pré-requisito limitador, tornando assim a inclusão de talentos mais inclusiva. 

Como resultado, nossa turma de First Gen (estágio) de 2020 teve 31% de representatividade negra, e o Next Gen (trainees) de 2020 trouxe 53% de representatividade negra  entre as(os) contratadas(os).

Para uma base diversificada de candidatos, temos parceria com a Comunidade Empodera e com a Faculdade Zumbi dos Palmares, que sempre nos abrem as portas para feiras e eventos, nos possibilitando ter mais contato com estudantes e profissionais negras(os) para assim sabermos não só como retê-los, mas como melhorarmos os nossos processos de trabalho.



Mentoria

Registro de encontro do Programa de Mentoria para Profissionais Negros(as), no Único, escritório da PepsiCo em São Paulo.

 

Além disso, temos o Programa de Mentoria para Profissionais Negras(os), focado no desenvolvimento de carreira e na ampliação de horizontes.

O programa tem duração de seis meses, com sessões mensais em que as (os) colaboradoras (es) têm a oportunidade de desenvolver suas competências, ampliar seus conhecimentos, fortalecer seus talentos e explorar formas de atuação por meio de caminhos pavimentados por uma (um) mentora(o) mais experiente.

Ainda nessa jornada, em 2020, os mentees foram contemplados com bolsa de idiomas para aprendizado do inglês.

Patrocinamos a Iniciativa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação), ação externa em prol da igualdade racial que utiliza o ensino da língua inglesa como ferramenta de transformação social. O programa oferece bolsas integrais para universitárias(os) negras(os) de comunidades em vulnerabilidade social da Grande São Paulo.

Tem a duração de dois anos e é acompanhado de mentoria dos executivos das organizações parceiras, além de workshops para desenvolvimento profissional. O curso, workshops, materiais e transporte são custeados pelas empresas que lideram a iniciativa.

 

EQUIDADE DE GÊNERO


 

 

A PepsiCo busca constantemente apoiar a equidade de gênero, estimulando o desenvolvimento econômico-social de mulheres e oferecendo ferramentas para que elas tenham as mesmas oportunidades que eles. Hoje, na PepsiCo Brasil, temos 44% de mulheres em cargos de liderança e nossa meta global é atingir 50% até 2025.

 

E todo esse processo passa pela representação geral de mulheres no quadro de funcionárias(os), e em todo o processo de desenvolvimento. Nossa estratégia de talentos femininos tem foco em atração, contratação, retenção e desenvolvimento para mulheres em diferentes momentos de carreira, assim como um ambiente de trabalho inclusivo e receptivo para que elas possam evoluir profissionalmente.

 

Além disso, temos como prática trazer pelo menos uma mulher em todos os shortlists de processos seletivos. Oferecemos também uma série de benefícios, práticas e programas que incentivam a autodescoberta de seus talentos dentro e fora da empresa.

 

eQlibri no Único

Auditório cheio em Papo Aberto promovido pela marca eQlibri™, no Único, escritório da PepsiCo em São Paulo.

Como um dos resultados, nossa turma de First Gen (estágio) de 2020 teve 66% de representatividade feminina, e o Next Gen (trainees) de 2020 trouxe 70% de representatividade feminina entre as(os) contratadas(os).

No programa Ready to Return, iniciativa global da PepsiCo, que abre as portas para profissionais experientes que deram uma pausa em suas carreiras no mercado corporativo, por diversos motivos (empreendedorismo, dedicação a projetos pessoais, família, entre outros fatores).

Neste programa, conseguimos atrair talentos que ficaram afastados do mercado de trabalho por um período principalmente devido à maternidade, que muitas vezes é considerada um empecilho pelo mercado de trabalho, temos uma representatividade significativa de mulheres interessadas em participar desse programa.

O projeto teve início nos Estados Unidos e o Brasil foi o pioneiro na América Latina – com, mais de 5 mil inscritas(os), nos processos seletivos.

 

Programas internos como DTS por Elas (focada nos canais de Vendas), Linha/CDV Inspire (buscando equidade de gênero em todas as posições, funções e responsabilidades em nossas linhas de produção nas fábricas nos nossos Centros de Distribuição) e Mulheres em Agro estimulam a diversidade de gênero em nossa companhia.

Por meio dessas iniciativas temos construído uma jornada importante para romper com paradigmas e ampliar a discussão e os caminhos sobre o mercado de trabalho feminino.

Em parceria com nossa marca eQlibri ™, foram promovidos fóruns, roundtables e encontros periódicos que buscam promover confiança, networking e apoio mútuo entre as nossas mulheres, por meio da discussão de temas profissionais e pessoais que impactam seu desenvolvimento dentro e fora da companhia.

O programa “Elas por Elas” é um evento interno que reúne talentos femininos da PepsiCo para compartilhar conhecimento e experiências, e criar uma rede de inspiração e reconhecimento. No programa “Inspira”, mulheres em cargos seniores na empresa participam de treinamento intensivo, dirigidos por executivas(os) da PepsiCo em níveis local e regional.

Membros do programa recebem pareceres especializados sobre desenvolvimento e capacitação de carreira com uma rica troca de experiências. 

Maternidade na PepsiCo

O programa Doce Começo oferece licença maternidade estendida de até seis meses. Também oferecemos acompanhamento especializado em todas as fases da gravidez, auxiliando a mãe e os recém-nascidos, sejam elas funcionárias ou esposas de colaboradores. 

Além disso, o retorno pós-licença poderá ser gradual, sendo permitida a jornada de trabalho de meio período nos primeiros 30 dias sem impacto na remuneração, com apoio à amamentação (salas de extração de leite) e auxílio creche estão entre outros benefícios oferecidos.

Para os pais, a Licença paternidade pode ser prolongada para 30 dias corridos.

Compromissos e reconhecimentos

Em março de 2017, assinamos o acordo de princípios de empoderamento feminino da ONU e aderimos à iniciativa “He for She”, que determina que homens e mulheres tenham a mesma responsabilidade para alcançar a equidade de gênero. Também fazemos parte do Movimento Mulheres 360, em que compartilhamos e escutamos boas práticas que impactarão não só o nosso negócio, mas também as comunidades em que atuamos.

Em 2019, a PepsiCo foi reconhecida no Prêmio WEPS Brasil 2019 (Empresas Empoderando Mulheres), promovido pela ONU Mulheres, por suas iniciativas de diversidade e equidade de gênero.

Prêmio Weps

PepsiCo foi reconhecida pelo Prêmio WEPs 2020.

Em 2020, assumimos o compromisso do programa Equidade é Prioridade. Esta agenda estabelece metas para liderança feminina, e cumpre os WEPs (Women’s Empowerment Principles). O projeto faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e prevê 30% de mulheres ocupando cargos de alta liderança até 2025 e 50% de mulheres em cargos de alta liderança até 2030, metas concordantes com um de nossos objetivos globais próprios, de ter 50% de mulheres em cargos de liderança até 2025.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


Na PepsiCo, as pessoas com deficiência fazem parte de toda a empresa, como na linha de produção, administrativo e vendas. A nossa companhia é construída por histórias reais!
pricila

Na PepsiCo prezamos por um espaço de trabalho em que os(as) nossos(as) funcionários(as) se sintam seguros(as) para serem quem são. E esse ambiente agrada muito a Priscila dos Santos Silva, Promotora de Goiânia (GO).  

Tenho muito orgulho de fazer parte da PepsiCo. É como se fosse uma família, pelo carinho, união e respeito que as pessoas têm umas com as outras aqui dentro. É um lugar muito bom de se trabalhar!

Priscila dos Santos Silva
Goiânia (GO)

Nilton Paulo é Assistente de Logística em nossa fábrica de Recife (PE) e tem muito orgulho da estrutura que temos para Pessoas Com Deficiência.

Falar do tratamento da PepsiCo, em relação ao cuidado com as PCDs, é algo de muito orgulho para mim. Pois aqui estou há mais de 4 anos e sou tratado como um príncipe. Temos um banheiro totalmente adequado, rampa com antiderrapante, e o mais importante: a consideração, o respeito e o cuidado de todos com as PCDs.

Nilton Paulo da Silva
Recife (PE)

NILTON
Eduardo

Além de ser auxiliar de produção na nossa fábrica de Sete Lagoas, Eduardo José Gonçalves de Oliveira foi o primeiro Guardião de Qualidade PCD da PepsiCo do Brasil!

Eu tenho muito orgulho de trabalhar na PepsiCo, porque eu aprendo muita coisa nova. No começo eu fiquei um pouco inseguro, mas depois fui me adaptando e tudo ficou mais tranquilo. Me desenvolvi muito na PepsiCo!

Eduardo José Gonçalves
Sete Lagoas (MG)

A Maria dos Santos Andrade Militão é promotora em Imperatriz (MA). Ela já está na PepsiCo há 7 anos!

A PepsiCo me ajudou a elevar a minha autoestima, a minha dignidade, e me ajudou também a realizar vários sonhos que eu achava serem impossíveis: como o sonho da casa própria e até conhecer Fortaleza, que eu achava um pouco distante. Passei a fazer parte de uma empresa que, pra mim, é uma grande família. Por isso tenho orgulho e prazer de trabalhar na PepsiCo do Brasil.

Maria dos Santos Andrade Militão
Imperatriz (MA)

Maria
Espaço PCD

DORITOS® tornou-se primeira marca a patrocinar o Epaço PCD no Rock in Rio 2019.

 

Durante nossa participação no Rock in Rio 2019, nos tornamos a primeira empresa a patrocinar, com a marca DORITOS®, o Espaço PCD do festival, um local pensado e planejado para melhorar a experiência das pessoas com deficiência, gerando inclusão na Cidade do Rock.

Na ocasião, contamos com uma série de iniciativas para garantir maior comodidade a este público durante os dias de evento, como distribuição de kits livres compostos por equipamentos que se adaptavam à cadeira de rodas tornando-a um triciclo elétrico, oficina de reparos para as cadeiras, além de intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para que todos e todas pudessem curtir o festival.

Também praticamos a acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva ao promover treinamentos de introdução a LIBRAS, antes presencial, e que, desde outubro/2020, está disponível em nossas plataformas de treinamento.  

 

Além de beneficiar as pessoas com deficiências auditivas, essas ações estimulam o engajamento de todas e todos. Assim, com as ferramentas para se comunicar com pessoas com deficiência auditiva, tornamos o ambiente ainda mais inclusivo por estimular esse diálogo.

 

TALENTOS LGBTI+


Globalmente, a PepsiCo tem um longo histórico de apoio à comunidade LGBTI+. Temos um compromisso com o respeito e com a promoção dos direitos humanos, promovemos iniciativas que apoiam efetivamente a causa e buscamos incentivar a reflexão sobre o tema, a fim de ajudar a desconstruir preconceitos e combater a discriminação.

Especialmente em junho, promovemos o Mês do Orgulho, onde são realizados eventos sobre o tema, juntamente com o Ally Day (Dia do Aliado), em que funcionárias(os) assinam um compromisso de se tornarem "aliadas" e “aliados” à causa LGBTI+ e levar essa mensagem para os seus times.

Também garantimos equidade de benefícios para casais homoafetivos, incluindo a licença parental, que permite que, para casais do mesmo gênero e em caso de adoção, uma das pessoas do casal tenha até 6 meses de licença, assim como a licença maternidade – independentemente da idade da criança - e casos de adoção/guarda judicial.

Além disso, oferece a possibilidade de ampliar os benefícios dos planos de saúde médica e odontológica aos parceiras e parceiros do mesmo gênero e filhas(os).  

Somos membros signatários do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, comprometendo-nos a colocar em prática os “10 compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+”, defendidos pelo Fórum, no ambiente empresarial e na sociedade. São eles:

  1. Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTI+.
  2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+.
  3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+.
  4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+.
  5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+.
  6. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing.
  7. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.
  8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+.
  9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor.
Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade.

 

DORITOS® RAINBOW


Desde 2017, DORITOS® possui uma edição especial com o objetivo de amplificar voz e visibilidade à comunidade LGBTI+, o DORITOS® Rainbow. A embalagem e o produto trazem as oito cores da bandeira do movimento, a fim de promover um resgate histórico e celebrar a diversidade. 

No primeiro ano da campanha, a PepsiCo desenvolveu um projeto junto à Casa 1, ONG que visa acolher membros da comunidade LGBTI+ em vulnerabilidade social, para ajudar a promover mudanças estruturais que a própria instituição acredita, apoiando o desenvolvimento de cursos de capacitação profissional e gestão de assuntos pessoais.

O valor arrecadado teve 100% do repasse para a ONG. Foram arrecadados R$100 mil com o apoio dos consumidores e patrocínios no primeiro ano. A volta do produto em 2018 deu a oportunidade de ajudar outras quatro instituições, uma de cada região do Brasil. Em 2019 a iniciativa inovou ao ampliar o projeto para cinco meses, com a campanha indo até o Rock in Rio, o principal festival de música e entretenimento do mundo.

arte final rainbow

2020: DORITOS® Rainbow transformou os beijos virtuais da campanha #1Kiss1Donation em R$ 1 milhão de reais para ONGs e capacitações para a comunidade LGBTQI+, ajudando os seguintes projetos: EternamenteSou, Casa Florescer, Casinha Acolhida, Antra, Manifesta LGBT, Grupo Dignidade, Casa Rosa, Todxs, INESC e União do Povo de Santa Edwiges, além capacitações online e gratuitas para ongs em parceria com a rede filantropia. 

Cada pessoa pôde participar e contribuir enviando seu beijo virtual criando uma enorme conexão de amor e doação em um ano atípico em que a famosa Parada do Orgulho LGBTI+.

DIVERSIDADE INTERGERACIONAL


 

A PepsiCo é companhia aberta para profissionais de todas as faixas etárias para que possam agregar valor aos negócios com suas diferentes visões e experiências. Foi por crer na importância desta diversidade, que a PepsiCo desenvolveu a plataforma Seja Única(o) e o programa Golden Years.

A Plataforma Seja Única(o) possui duas iniciativas independentes: First Gen, para estágio e Next Gen, para trainee, que visam atrair novos talentos para serem nossos futuros líderes.

O programa Golden Years, criado em 2016, promove a diversidade ao abrir espaço para profissionais com mais de 50 anos. O processo seletivo segue o modelo já existente na companhia. As vagas são divulgadas externamente e internamente para que funcionárias (os) tragam indicações.

Isso nos torna únicos e abertos às novas ideias para fazer diferente, além de construir um ambiente de trabalho mais inclusivo.

Conheça nossos programas de recrutamento

MÊS DA DIVERSIDADE - SETEMBRO DE 2020


Como uma forma de incentivar o diálogo transparente, a troca de experiências, a empatia e o aprendizado a partir das diferenças, a empresa comemorou em Setembro o Mês da Diversidade, com uma agenda intensa e 100% online de debates entre convidados e convidadas externas(os) e seus mais de 10 mil funcionárias e funcionários, abordando temas sobre raça, equidade de gênero, a comunidade LGBTI+, PCD e gerações. 

A programação do Mês foi desenvolvida pela área de Diversidade e Inclusão da PepsiCo, em parceria com os Grupos de Afinidade – formado por funcionárias(os) voluntárias(os) que discutem as temáticas de equidade de gênero, racial, PCDs, trocas intergeracionais e talentos LGBTI+. Com o envolvimento direto da liderança, os grupos têm como objetivo a troca de informações e propostas de ações.

Assim, buscamos criar um ambiente que estimulasse a empatia e possibilitasse que todas e todos sejam quem realmente são, encorajando a criatividade, a inovação, o aprendizado e a troca de experiências.

mês da diversidade_2020 (2)
mês da diversidade_2020 (1)
mês da diversidade_2020 (1)
mês da diversidade_2020 (2)
.
Diversidade_2909

SOMOS UMA EMPRESA TOP EMPLOYER!


Foi por vivermos a diversidade na prática e querendo inclui-la cada vez mais no nosso dia a dia que nos tornamos uma empresa Top Employer Brasil 2020. Somos Top Employer porque, além de acreditarmos na diversidade enquanto uma forma de inclusão e de metodologia, temos uma cultura com valores sólidos. 

Além disso, buscarmos oferecer as possibilidades para que nossas (os) funcionárias (0s) se desenvolvam pessoal e profissionalmente. Temos orgulho de termos sido reconhecidos como uma empresa Top Employer. Essa é mais uma prova de que as nossas práticas de RH realmente geram resultados, porque acreditamos muito na nossa gente e queremos aprender cada vez mais com elas.

top employer

Somos uma empresa Top Employer!

A PepsiCo acredita que criar um futuro mais inclusivo é uma missão de todas e todos. Como empresa atuante nesse pilar, a construção de medidas evolutivas e que de fato sejam eficientes para gerar oportunidades iguais a todas e todos, é fundamental e faz parte do papel daquelas(es) que querem ser agentes da mudança. 

Trazer conceitos tão importantes como respeito, empatia e conhecimento por meio de diálogo transparente, para a prática e fazer com que isso seja algo reconhecido entre as (os) funcionárias(os), talentos, consumidoras(es) e sociedade é o caminho que guia essa jornada.

 "Estamos construindo essa transformação há alguns anos e temos que trabalhar e persistir para que a mudança seja uma realidade. Não se trata apenas de metas, mas de pensar no porquê é preciso ter metas e no porquê de trabalhar tão duro para alcançá-las. A resposta vem quando olhamos para nossa cultura e enxergamos um valor essencial para fazer valer todo o nosso esforço de elevar o nível do nosso talento e da diversidade de forma verdadeira e qualitativa”, diz Carlos Domingues, Change Mgmt, Cultura, EVP e D&I.

.