Fábrica da PepsiCo em Curitiba ganha estação de tratamento de água de última geração

Nova estação de reuso também diminui o envio de efluentes ao sistema público da cidade 

São Paulo, julho de 2025 – A PepsiCo, dona de marcas icônicas, como LAY’S®, RUFFLES®, CHEETOS® e DORITOS®, deu um passo significativo em sua jornada de sustentabilidade com a conclusão da implementação do sistema MBR/OR (Membrana Biológica Reativa/Osmose Reversa) em sua fábrica de Curitiba. A unidade agora conta com uma moderna estação de tratamento e reuso de água, que gera uma economia estimada de até 70% no consumo hídrico da planta. 

Com cerca de 3 mil m², a nova estação MBR/OR é integrada à operação e trata volumes significativos de efluentes, que são reaproveitados em processos como lavagem de batatas, cozimento de milho, limpeza de equipamentos e operação de aquecedores. A tecnologia de ponta utilizada combina métodos avançados de filtragem, purificação e repotabilização, garantindo a reutilização segura da água dentro da fábrica — sem comprometer os rigorosos padrões de qualidade da produção. 

Além de reduzir consideravelmente o consumo de água da rede pública, a iniciativa também pode contribuir para aliviar o sistema público de tratamento de efluentes da cidade, já que os efluentes industriais são tratados internamente. Isso reforça o compromisso da companhia com a gestão responsável dos recursos naturais e com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua. 

Com cerca de 800 colaboradores, a unidade de Curitiba é um exemplo de como inovação, escala industrial e responsabilidade ambiental podem caminhar juntas. “Na PepsiCo, sustentabilidade não é apenas um compromisso, é parte do nosso DNA. A preservação da água está no centro das nossas ações, e iniciativas como essa reforçam nosso papel em construir um futuro mais responsável e resiliente.”, afirma Raul Perez, vice-presidente de Operações da PepsiCo Brasil. 

    
 

Topics:

Mais notícias