VAMOS SUPERAR O CORONAVÍRUS JUNTOS

Este é um momento bastante delicado, de adaptação e resiliência para todos. Mas também de muitos aprendizados, de sinergia e cooperação. Para nós, da PepsiCo, a prioridade é garantir o bem-estar, a segurança e a saúde dos nossos talentos, parceiros, clientes e comunidades. Por isso, estamos tomando uma série de medidas para protegê-los. 

Somos muito gratos aos nossos funcionários, que são um exemplo de energia e engajamento ao assegurar o abastecimento de alimentos e bebidas para todos os brasileiros, com muito cuidado e da forma correta. 

Acreditamos que, para superar esse momento, precisamos todos usar a nossa capacidade de fazer a diferença. É o que a PepsiCo está fazendo e é como acreditamos que cada um de nós pode colaborar. Vamos seguir as orientações dos profissionais de saúde, manter o distanciamento social, sem abrir mão da empatia, da solidariedade e da proximidade afetiva, cuidando uns dos outros. 

Juntos vamos superar esse desafio! 

 

Algumas iniciativas que implementamos para nossos funcionários:

ASSISTÊNCIA 24 HORAS POR DIA, 7 DIAS DA SEMANA

 Atendimento Einstein: a PepsiCo fez uma parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e oferece a todos os funcionários e seus dependentes o serviço Einstein Conecta, que coloca à disposição orientação médica sem sair de casa - pela internet, sem nenhum custo adicional.  

 Assistência diária:  disponibilização de atendimento gratuito, todos os dias da semana, para tirar dúvidas sobre sintomas e benefícios oferecidos pela companhia, além de assistência a questões financeiras, jurídicas e apoio psicológico aos funcionários e seus familiares.

 

PARA NOSSO TIME QUE ESTÁ NA LINHA DE FRENTE

• Distribuição de kits com álcool em gel e máscaras, que são de uso obrigatório para funcionários de todo o país. 

•  Triagem na entrada de todos os funcionários nas fábricas e centros de distribuição, com medição da temperatura corporal. 

  Medidas para assegurar o distanciamento social de pelo menos 1,5 metro em todas as unidades e orientação para adoção do distanciamento em todos os locais de atuação. 

• Oferecimento de alternativas de transporte e disponibilização de mais fretados. 

Auxílio financeiro adicional para compra de água a funcionários de vendas.  

  Para nossos motoristas carreteiros: distribuição de kit com alimentos e bebidas para garantir a hidratação; para ajudar na higiene permanente, foram acoplados compartimentos com água para lavagem das mãos e outros itens, sempre que necessário.  

  Intensificação de medidas de higienização: medidas frequentes de higienização, com processos profundos de sanitização e nebulização, sempre que aplicáveis, e adoção de medidas protetivas em todas as nossas unidades de operações.

  Abertura de 500 novas vagas temporárias: com o objetivo de dar continuidade às nossas operações, garantindo o abastecimento de produtos à população, abrimos vagas para cobrir temporariamente as posições de funcionários afastados por serem de grupos de risco mais expostos à COVID-19 ou que não pudessem realizar suas atividades de forma remota.

 

PARA NOSSOS FUNCIONÁRIOS EM HOME OFFICE

  Bem-estar durante o home-office:  Os funcionários têm à disposição treinamentos on-line sobre temas diversos relacionados ao bem-estar, como técnicas de meditação (mindfullness), alimentação saudável em tempos de COVID-19; saúde mental; educação financeira, entre outros. 

  Atividades para as crianças que estão em casa durante a pandemia: pensando em tornar os dias mais leves, a PepsiCo Brasil se uniu em um movimento com times da América Latina para entregar atividades recreativas com transmissão ao vivo para as crianças das famílias de funcionários.

 

PARA OS NOSSOS FORNECEDORES E PARCEIROS

Cuidar das pessoas é a nossa prioridade, e isso inclui nossos fornecedores e parceiros. Realizamos para eles, juntamente com a nossa equipe médica e de Recursos Humanos, sessões para o esclarecimento de informações sobre a COVID-19 e de medidas protetivas que estamos adotando em toda a nossa operação. As sessões envolveram mais de 140 colaboradores de 16 empresas parceiras que fornecem matéria-prima e que prestam serviços para a PepsiCo.

Compartilhamos um guia prático com nossos protocolos operacionais e comportamentais para orientá-los sobre as medidas adotadas, e, assim elevar o nível de segurança e saúde das pessoas e operações, garantindo a proteção e o controle com respostas rápidas para situações de suspeita ou confirmações de COVID-19.

Dentre as medidas sugeridas, indicamos um protocolo de quarentena (para qualquer pessoa que apresente um ou mais sintomas ou que teve contato com outra pessoa, familiar ou similar que tenha apresentado sintomas) e transporte 100% seguro (garantia de que nenhum funcionário utilize meios de transporte sem segurança).

Também triagem de saúde (aferição de temperatura e restrição de acesso); suporte médico (garantia de atendimento e direcionamento especializado); reforço de hábitos de higiene e distanciamento socialmáscaras e barreiras físicascomunicação constante e transparente, entre outras iniciativas.

É fundamental e também nosso papel reforçar a importância dessas medidas dentro e fora da PepsiCo.

 


A PEPSICO TAMBÉM ESTÁ SE MOVIMENTANDO PARA GERAR IMPACTO POSITIVO NA COMUNIDADE:

Mais de um milhão e meio de unidades de produtos foram doados, entre eles produtos como TODDYNHO®, QUAKER®, KERO COCO®, GATORADE® e TODDY®, que representam mais de 436 toneladas. Desde 2014, já foram doadas pela companhia mais de 536 toneladas de produtos para os beneficiados pela ação (sendo que, desse montante, 436 toneladas foram destinadas às ações de suporte humanitário em virtude do Coronavírus). As doações são direcionadas para governos, organizações não governamentais, fundações e instituições em 12 estados, para compor cestas básicas a serem entregues às comunidades em maior vulnerabilidade:  

  • 19 toneladas ou 94 mil unidades de TODDYNHO® doados para o Mesa Brasil de Feira de Santana, na Bahia;
  • 11 toneladas doadas para Minas Gerais, o equivalente a mais de 122 mil unidades de produtos variados, sendo 8 toneladas para Belo Horizonte e 3 toneladas para o governo de Sete Lagoas, por meio do Mesa Brasil;
  • 4 toneladas ou 19.444 unidades de KERO COCO®, doados para a Prefeitura de Petrolina, em Pernambuco;
  • Mais de 2 toneladas, ou o equivalente a mais de 16 mil unidades de produtos foram doados à Associação Cultural Sul Fluminense e para a ADRAS, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro;
  • Mais de 136 toneladas de produtos variados foram doadas à população do Estado de São Paulo. Sendo distribuídos para organizações sociais e governamentais na capital, Sorocaba, Itu, Praia Grande entre outras regiões;
  • 16 toneladas doadas para Sergipe, destinados à Secretaria de Assistência Social da cidade de Itaporanga D’Ajuda, onde a empresa mantém operação fabril;
  • 14 toneladas doadas para o Rio Grande do Sul, destinados a Prefeitura da cidade de Santa Maria e a prefeitura de Estrela, ambas as cidades usarão nossos produtos para compor cestas básicas a serem entregues a comunidade em vulnerabilidade social, e também ao Mesa Brasil de Porto Alegre, que entregará os produtos para organizações sociais;
  • 0,5 tonelada - para Curitiba, Paraná, direcionados para o Fundo de Ação Social que está atendendo a população em situação de vulnerabilidade do município, os salgadinhos serão doados para famílias cadastradas no CRAS e em unidades de acolhimento da prefeitura, como abrigos para idosos, crianças e moradores de rua;
  • Cerca de 200 toneladas ou mais de 600 mil unidades de produtos PepsiCo destinados ao estado de Goiás.

Apoio às Cooperativas de Reciclagem

Estamos apoiando os membros de cooperativas de coleta seletiva das organizações que fazem parte dos programas de Reciclagem da PepsiCo, destinando recurso para complementação de renda, para que possam fazer isolamento social remunerado. 

Estão sendo beneficiados mais de 60 cooperativas, em 21 estados. 

 Por meio do projeto Reciclar pelo Brasil, o qual fazemos parte, subsidiamos R$600,00 aos cooperados que fazem parte do programa. 
 
 Por meio do IRR (Iniciativa Regional para Reciclagem Inclusiva), subsidiamos ticket alimentação por três meses, no valor de R$200, para cooperados junto ao projeto de Reciclagem que mantemos em Minas Gerais.  

Mulheres

 Durante a pandemia, o programa Mulheres com Propósito foi totalmente adaptado para o novo cenário de isolamento e se tornou 100% online para continuar apoiando a economia;

 Algumas mulheres formadas no curso de 2019, puderam participar do programa de Mentoria de forma online, realizada no primeiro semestre de 2020, em que 21 de nossas executivas, de forma voluntária, revisaram os planos de ação de cada negócio com o principal objetivo de enfrentar esse período difícil da economia;

 Já no segundo semestre de 2020, 155 mulheres foram certificadas nas novas turmas do curso Mulheres com Propósito, por meio da realização de 4 cursos + 4 oficinas com as facilitadoras.

Voluntariado

- Desenvolvemos, junto à plataforma Atados, formas de voluntariado remoto para nossos funcionários exercerem durante o isolamento social e ajuda a quem precisa, mesmo a distância. Também oferecemos o serviço de bom vizinho (onde os voluntários se ofereciam para realizar compras para a população que deveria se manter em isolamento). São mais de 200 opções de atividades diferentes.

Uma Mão Lava Outra

Por meio da Fundação PepsiCo (braço filantrópico global da empresa) a companhia vai destinar R$ 500 mil para a campanha #UmaMãoLavaOutra, que atuará em 13 estados brasileiros.

O dinheiro será destinado para a organização Habitat for Humanity, que vai instalar 240 estações para a higienização das mãos em comunidades de alta vulnerabilidade. No total 72 mil pessoas serão impactadas diariamente pela ação.


Ações Sociais das Marcas

As nossas marcas também estão apoiando diversas iniciativas, como entrega de cestas básicas, lives e doação de produtos para as organizações sociais do território que as marcas permeiam - como empoderamento feminino e entretenimento (remunerando profissionais que estão parados por conta do isolamento social). 

•  FOFURA, TORCIDA e ELMA CHIPS® lançaram uma ação com foco no público de ambulantes, de nome “Promoção Siga em Frente”, que tem como objetivo ajudá-los a retomar suas atividades com segurança. Por meio da compra de produtos dessas marcas, os vendedores poderão ganhar jalecos, sacolão para armazenamento dos salgadinhos e máscaras de proteção.

E juntamente com os brindes, receberão ainda sachês com álcool em gel 70% para ofertar aos clientes. É uma iniciativa que tem como objetivo a geração de postos de trabalho e de renda de forma segura para quem vende e para quem consome.



 PEPSI® patrocinou o SO+MOS Música, com todo valor revertido para subsídio de salário de pessoas que trabalham com entretenimento e no momento estão sem renda, e ainda doação para a CUFA – Mães da favela, e doação em espécie para a ONG Gerando Falcões; 

 CHEETOS®, por meio de parceria com a cantora Anitta doou R$ 200 mil reais, além de 19 toneladas de alimentos para o projetos como o Mães da Favela, via CUFA.

 GATORADE® lançou iniciativa Vencer vem de Dentro, com uma plataforma online de treinos dentro de casa, onde profissionais de educação física que estão sem renda, serão remunerados para comandarem os treinos; 

 GATORADE® G-Active também doou 2 toneladas ou o correspondente a 4 mil unidades de produtos para o Governo do Estado de São Paulo e para a FIOCRUZ no RJ; 

 H2OH!®, embaixadora da baixa gastronomia desde 2017, desenvolveu um plano de apoio aos restaurantes de bairro em diversos estados do Brasil, auxiliando-os a realizarem mais vendas via delivery. Entre as ações, a marca apoiou diversos comércios ofertando frete grátis e distribuindo 5 mil garrafas de H2OH! ® sem custo aos clientes, e também criou uma corrente do bem em seu Instagram, divulgando pequenos restaurantes que estão funcionando com o serviço de delivery; 

 Doação de 1.000 cestas básicas subsidiadas por eQlibri® para o Instituto Free Free, que distribuirá para mulheres chefes de família em favelas de SP e 200 cestas básicas doadas ao Plano Feminino, que distribuirá para as meninas que fazem parte do projeto social; 

 Doação de 940 unidades de eQlibri® Pipoca para o Mesa Brasil de São Paulo;  - Anunciado na live de dia das mães da artista Anitta, ELMA CHIPS® doou R$ 200 mil para a Cufa, projeto Mães da Favela, e também 10 toneladas de nossos produtos para a mesma ONG; 

 Doação de 1.000 cestas básicas pela marca TORCIDA® para CUFA-SP. 




Movimento Nós

 

A PepsiCo fez parte do Movimento NÓS, uma coalizão criada por oito das principais companhias de alimentos e bebidas do país para apoiar a retomada dos pequenos negócios de varejo. O Movimento NÓS foi composto por PepsiCo, Ambev, Aurora Alimentos, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo Heineken, Mondelēz International e Nestlé, que juntas vão investir mais de R$ 370 milhões.

A coalizão beneficiou mais de 300 mil pequenos comércios em todo o Brasil, que empregam cerca de 1 milhão de pessoas e proporcionou impacto positivo em aproximadamente 3 milhões de vidas, incluindo as famílias destes empreendedores. 

.