Home » Imprensa » PepsiCo na Imprensa » Sustentabilidade x resultados: isso precisa mesmo ser um dilema?

Sustentabilidade x resultados: isso precisa mesmo ser um dilema?

Publicado no site Administradores

Presidente da Divisão de Bebidas da Pepsico no Brasil, Andrea Alvares fala de sua experiência na implantação de políticas sustentáveis na companhia e do desafio de provar que o dinheiro investido na área não era desperdício

 

Por Plataforma Liderança Sustentável, especial para o Administradores.com






Primeira mulher a assumir o comando de uma área de negócios da PepsiCo no Brasil, Andrea Alvares é uma das duas gestoras que participou como palestrante da edição 2012 da Plataforma Liderança Sustentável. Ao lado de Marise Barroso, ela representa as contribuições da dimensão feminina ao desenvolvimento da sustentabilidade na estratégia de negócios das empresas. "Por que não fazer as coisas com luz, isto é, com transparência? É preciso ter muita coragem para ser transparente", desafia Andrea.

A executiva acredita na sorte, mas, ainda mais, no trabalho. Já disse em entrevistas que o treinamento e o direcionamento corretos são imprescindíveis para o sucesso de um profissional e, devido a isso, tem se destacado como incentivadora da formação de líderes sustentáveis na empresa que dirige. Com metas e compromissos de sustentabilidade humana, ambiental e de talentos, a PepsiCo envolve suas lideranças com o conceito de Performance com Propósito, conceito que, aliás, é destaque no depoimento de Andrea: significa gerar crescimento sustentável através do investimento em um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta, uma vez que se trata de uma organização global.

Na opinião da líder, a percepção atual das empresas quanto ao conceito de sustentabilidade ainda é muito "nichada", fragmentada e, portanto, é preciso aplicá-lo de forma transversal aos negócios. "Sistemas e tecnologias não são um problema para essa mudança. Visões e comportamentos, sim", afirmou.
 



Um ponto de encontro com a inspiração e o conhecimento. Essa é a função que a Plataforma Liderança Sustentável, lançada pela consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, se propõe a desempenhar. Segundo Ricardo Voltolini, idealizador do projeto, trata-se de "um movimento que pretende identificar, inspirar, mobilizar e conectar jovens lideranças em sustentabilidade espalhadas pelo Brasil".

A Companhia | Pepsico

A história de sucesso da PepsiCo no Brasil se confunde com a história de crescimento e desenvolvimento do próprio país nos últimos 60 anos.
Veja Mais »

Marcas

Presente desde 1953 no território nacional, a PepsiCo está no lar dos brasileiros em todas as ocasiões, com as marcas preferidas de todas as pessoas da família.
Veja Mais »