Home » Propósito » Sustentabilidade Ambiental

Sustentabilidade Ambiental

Sustentabilidade Ambiental significa encontrar formas inovadoras de minimizar nosso impacto no meio ambiente e reduzir nossos custos com a conservação de água e energia bem como redução do uso de material de embalagem.

A PepsiCo ampliou a sua gama de ações ligadas à gestão ambiental no início do novo milênio, reconhecendo que a sustentabilidade é um componente essencial para o desenvolvimento e desempenho corporativo.

Começamos a estabelecer processos, sistemas e métricas necessárias para que possamos impulsionar a melhoria contínua em questões ligadas à energia e água, à produção e descarte de resíduos sólidos e à redução de gases de efeito estufa. Nós também estamos alavancando inovações ligadas à agricultura sustentável e embalagens e melhorou o desempenho em eficiência geral produtividade e produção.
 

Reciclo PepsiCo - Embalagens, Resíduos e Reciclagem

O programa Reciclo PepsiCo existe desde 2012 e endereça questões da política nacional de resíduos sólidos. É sustentado por quatro pilares, que norteiam suas ações para gerar uma mudança de paradigma no ciclo de vida das embalagens:

Inovar: usa as embalagens de bebidas e alimentos para aplicar os princípios de redução, reutilização e reciclagem de matérias-primas.
Engajar: busca atrair de forma efetiva a participação dos integrantes da cadeia de suprimentos, como funcionários, clientes, consumidores e parceiros.
Reciclar: diretamente ligado à coleta de embalagens, pautado em parcerias com cooperativas, a fim de fomentar o aumento e a profissionalização de catadores e cooperados.
Performar: decisões sensíveis são tomadas com o objetivo de não gerar ou ao menos reduzir a quantidade de resíduos produzidos e colocados no mercado.

Além da constante busca por inovação na aplicação dos princípios de redução, reutilização e reciclagem de matérias-primas e embalagens durante e após o processo de produção, um dos grandes objetivos do Reciclo é treinar e empoderar catadores e promover o desenvolvimento das cooperativas parceiras.

Junto com o Gaia Social, um instituto voltado à inclusão social e à conservação ambiental, a PepsiCo vem capacitando trabalhadores e seus líderes, com o objetivo de elevar a habilidade produtiva e comercial das cooperativas. Atualmente, o Reciclo PepsiCo atua em parceria com 9 cooperativas localizadas em São Paulo, beneficiando diretamente 266 catadores com idade média de 39 anos, em sua maioria mulheres.

Por causa do programa, esses agentes ambientais (catadores) aprenderam que a profissionalização pode resultar no desenvolvimento de carreira, levando-os a atingir níveis mais altos dentro da estrutura das cooperativas. Além disso, passaram a enxergar a reciclagem como um bom negócio que ajuda a preservar o meio ambiente.
 
Conheça alguns números do Reciclo PepsiCo e encontre dicas valiosas que ajudarão você a reciclar de forma correta no infográfico.

           


Outras Iniciativas de Sustentabilidade Ambiental

  • Programa Recon - Água
    • Nossa meta é ajudar a proteger e conservar fontes globais de água, especialmente em áreas que têm falta de água, e fornecer acesso a água potável.

      O Programa Recon (Resource Conservation) teve início em 2006 com o objetivo de conscientizar e implantar programas voltados para o uso racional de água e energia no processo produtivo da PepsiCo. Desde sua implementação (que aconteceu nas diversas plantas entre 2006 e 2013), o consumo de água reduziu de 4,66 m³/ton para 3,36 m³/ton, ou seja, 29%. As plantas que tiveram o melhor desempenho na redução de consumo de água foram Sorocaba e Recife, nas quais houve redução de 73% e 48%, respectivamente.
       
      Outras iniciativas incluem o reuso da água. Todo o efluente gerado na unidade de Feira de Santana, por exemplo, é reaproveitado para irrigação após o tratamento na nossa Estação de Tratamento de Efluentes. Desde que se instalou a operação (maio/2013), foram reutilizados em média de 7000 m³ de água. Em Recife, ainda temos o reuso de água para utilização em sanitários.

      Em 2012, a PepsiCo tornou-se a primeira empresa privada a apoiar e financiar uma iniciativa que irá levar água potável para 5 milhões de pessoas em 11 estados do semiárido nordestino – o programa Um Milhão de Cisternas. Até 2014 foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões no programa, coordenado pela organização ASA (Articulação do Semiárido). O programa financia a construção de cisternas com foco na entrega de cisternas produtivas, ou seja, reservatórios para captação de água para utilização em agricultura familiar, além de cisternas destinadas a escolas públicas.
  • Programa Agro - Agricultura Sustentável
    • Nossa meta é continuar a apoiar a agricultura sustentável por meio da expansão das melhores práticas entre nossos produtores e fornecedores.

      Desde 1997 temos no Brasil o Programa Agro, que visa estabelecer parcerias de longo prazo com os produtores de nossas matérias primas – batata, aveia, girassol e coco – e realizar melhorias tecnológicas no campo, bem como a troca de experiências entre os produtores.

      Temos uma equipe dedicada para dar suporte aos produtores agrícolas que participam do programa. No caso dos produtores de batata, por sermos um dos maiores consumidores de batata para uso industrial do país, o relacionamento iniciou antes mesmo do Programa Agro, com parceiros há mais de 20 anos. O Programa Agro de Girassol visa originar a matéria-prima, com garantia de qualidade e visibilidade de custos, por meio de precificação de todos os elos da cadeia de abastecimento. A PepsiCo participa de toda a cadeia, com a contratação dos grãos de girassol, fornecimento de óleo bruto, contratação de prestadores de serviço para extração e refino de óleo e ainda contratação de logística para movimentação da cadeia.

  • Código do Fornecedor - Cadeia de Suprimentos Responsável
    • Dentro de seu compromisso de Performance com Propósito, a PepsiCo estabelece um Código de Conduta para seus fornecedores. O Código divulga globalmente nossas expectativas em termos de práticas trabalhistas, saúde e segurança do trabalhador, gestão ambiental e integridade nos negócios. Nosso Código do Fornecedor está baseado em padrões estabelecidos pela Organização internacional do Trabalho e United Nations Global Compact e está alinhado também a outros padrões internacionalmente reconhecidos.



Downloads

Relatório de Sustentabilidade de 2014 (em inglês)
 

A Companhia | Pepsico

A história de sucesso da PepsiCo no Brasil se confunde com a história de crescimento e desenvolvimento do próprio país nos últimos 60 anos.
Veja Mais »

Marcas

Presente desde 1953 no território nacional, a PepsiCo está no lar dos brasileiros em todas as ocasiões, com as marcas preferidas de todas as pessoas da família.
Veja Mais »