Divisões Globais


Os produtos PepsiCo são vendidos no mundo inteiro. Atuando de forma independente ou em conjunto com parceiros, as seis divisões globais da companhia produzem, distribuem e comercializam um portfólio altamente diversificado. Essas divisões estimulam a inovação e estão focadas na Performance com Propósito – o nosso compromisso de entregar desempenho financeiro de alto nível e a longo prazo, integrando a sustentabilidade à nossa estratégia de negócios e deixando uma presença positiva na sociedade e no meio ambiente.

A North America Beverages (NAB) engloba toda a atuação da PepsiCo no segmento de bebidas nos Estados Unidos e Canadá. Tudo começou em 1898, quando o visionário empreendedor Caleb Bradham, da cidade de New Bern, na Carolina do Norte (EUA), criou a Pepsi-Cola. A bebida foi inicialmente oferecida aos clientes de sua farmácia, dando início a um movimento que iria matar a sede dos consumidores por várias gerações futuras.

Hoje, depois de décadas de inovação com lançamentos de produtos, parcerias e aquisições estratégicas, um diversificado portfólio com bebidas icônicas da PepsiCo é apreciado em todo o mundo. A divisão NAB contempla 11 marcas que valem bilhões de dólares. São refrigerantes, sucos e bebidas com sucos, chás e cafés prontos para beber, bebidas esportivas e águas engarrafadas.

Além disso, a NAB também fabrica e distribui determinadas marcas licenciadas do Dr. Pepper Snapple Group Inc. (DPSG), incluindo Pepper, Crush ® e Schweppes ® (nos EUA), e algumas marcas de suco licenciadas da Dole Food Company Inc. (Dole) e Ocean Spray Cranberries Inc. (Ocean Spray).


Ao comprar e experimentar um pacote de salgadinhos de milho em um pequeno café em San Antonio, no Texas, em 1932, Charles Elmer Doolin estava prestes a inaugurar uma saga no mundo do empreendedorismo. Ao saber que o fabricante estava disposto a vender sua microempresa, Dollin comprou a receita e começou a fazer os salgadinhos de milho fritos na cozinha da casa de sua mãe e a vendê-los em seu próprio automóvel. Nascia assim a Frito Company.

Enquanto isso, no mesmo ano, mas em Nashville, no Tennessee, Herman Warden Lay iniciou sua epopeia no ramo de batatas chips, fazendo a entrega de salgadinhos. Não demorou muito e ele adquiriu o fabricante, formando a H. W. Lay & Company, empresa que se tornaria uma das maiores do ramo no sudeste norte-americano. Em 1961, as duas empresas se fundiram, formando a Frito-Lay Inc., que deu origem à atual divisão da PepsiCo Frito-Lay North America.

A FLNA produz alguns dos maiores sucessos de vendas do mercado de snacks nos Estados Unidos e Canadá, produtos reconhecidos pela sua alta qualidade. Seu portfólio engloba marcas como as batatas chips Lay’s ® e Ruffles ®, as tortilhas Doritos ®, Tostitos e Santitas, salgadinhos de queijo Cheetos ®, os multigrãos Sun Chips e os salgadinhos de milho Fritos. Além disso, a FNLA, por meio de uma parceria com o Strauss Group, produz, comercializa e distribui os molhos e patês refrigerados Sabra.


A união de quatro companhias norte-americanas pioneiras no ramo de grãos resultou, em 1901, na formação da Quaker Oats Company. Desde então, a empresa vem difundindo a versatilidade e os atributos saudáveis do consumo de aveia no café da manhã, lanches e receitas que cada vez mais fazem parte da vida das pessoas, tornando a marca uma das líderes mundiais no setor.

A fusão entre Quaker Oats Company e a PepsiCo ocorreu em 2001 e atualmente a marca leva ao mercado uma ampla variedade de produtos, incluindo cereais quentes e frios, barras de cereais, snacks de arroz, Real  Medleys (nuts sortidos) e muito mais. Além dos produtos com a marca Quaker ® , a divisão Quaker Foods North America ainda é responsável por produzir e distribuir cereais, arroz, massas, laticínios e outros produtos de marcas próprias, como as misturas e xaropes Aunt Jemina, cereais Cap’n Crunch e Life, além dos acompanhamentos Rice-a-Roni. 


A divisão corresponde a todas as operações de bebidas, alimentos e snacks na América Latina. 

A divisão Europa e África Subsaariana (ESSA), de forma independente ou em conjunto com parceiros, produz, comercializa e distribui uma série de marcas líderes em alimentos e bebidas, entre as quais: Lay’s ®, Walkers, Doritos ®, Cheetos ®, Ruffles ®, Quaker ®, Pepsi ®, Pepsi Max, 7UP, Diet Pepsi ® e Tropicana.

Estes produtos são vendidos para engarrafadores autorizados, distribuidores e varejistas. Em alguns mercados, a ESSA opera suas próprias fábricas de engarrafamento e centros de distribuição. A exemplo do que acontece em outros mercados internacionais, a ESSA também produz e comercializa chás prontos para beber da marca Lipton, fruto de uma parceria com a Unilever. Entre as marcas locais da divisão, destacam-se as sopas Alvalle (Espanha), lácteos Chudo (Rússia) e mix de nuts Duyvis (Holanda).


A exemplo da divisão responsável pela região da Europa e África Subsaariana, a divisão AMENA também atua de forma independente ou em conjunto com parceiros, produzindo, comercializando e distribuindo diversas marcas da PepsiCo, entre líderes globais e produtos de destaque em seus mercados regionais. Sua área de atuação, no entanto, compreende os mercados asiático, do oriente médio e África setentrional.
O vasto portfólio da divisão inclui marcas como Lay’s ®, Kurkure, Chipsy, Doritos ®, Cheetos ® e Smith, cereais e outros produtos da marca Quaker ®, concentrados de bebidas, xaropes e produtos feitos para várias marcas de bebidas, incluindo Pepsi ®, Mirinda, 7UP, Mountain Dew ®, Aquafina e Tropicana.

Estes produtos são vendidos para engarrafadores autorizados, distribuidores e varejistas. A exemplo de outras divisões da PepsiCo, em alguns mercados específicos a AMENA também opera com suas próprias fábricas de engarrafamento e centros de distribuição. A divisão também licencia a marca Tropicana para uso na China por meio de uma aliança estratégica com a Tingyi (Cayman Islands) Holding Corp.


Back to top