POR QUE TEMOS UM PROJETO DE RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL PARA QUEM ESTÁ HÁ MAIS DE DOIS ANOS FORA DO MERCADO DE TRABALHO?

O programa Ready To Return, iniciativa pioneira da PepsiCo, acaba de formar a sua segunda turma, com 5 novos profissionais que voltaram com muito gás após uma pausa em suas carreiras!

 
Destaque_Site_v2
O mercado de trabalho geralmente oferece muitos obstáculos para quem decidiu por um período de afastamento. Pensando nisso, a PepsiCo lançou o Ready To Return, projeto pioneiro voltado para recolocação de profissionais que estão há pelo menos dois anos fora do mercado de trabalho. A empresa acaba de formar sua segunda turma e estamos muito animados com mais esse sucesso!

Na PepsiCo, acreditamos que diversidade não é apenas bom para as pessoas, mas é também decisivo para o nosso negócio e na busca para Vencermos com Propósito. São pessoas diferentes, com experiência e vivências distintas que nos fazem ser o que somos.

Muitas mulheres deixam suas carreiras para se dedicarem completamente à maternidade; homens e mulheres decidem pausar suas carreiras para acompanharem familiares em mudanças de cidade ou país; e há ainda aqueles que param para se dedicarem aos estudos e os que quiseram aproveitar um período sabático. Independente dos motivos, queremos pessoas que queiram crescer com a gente, e que tragam sua vontade de fazer acontecer. 

A nova turma foi formada por Christian Carmona (Engenheiro Industrial, Bruna Sdringola de Melo (Vendas), Josiane Pelegrin (Finanças e Operações), Catarina Gonçalves Conceição (Eventos) e Vanessa Zani (Recursos Humanos). Eles trabalharão em projetos de alta relevância em áreas que são fundamentais para o crescimento da PepsiCo. Por isso, além da experiência profissional adquirida nos 3 meses de trabalho, com salários e benefícios correspondentes aos cargos ocupados, eles também receberão atualização e capacitação com prática, podendo ser efetivados ao final do processo.

A recolocação no mercado é possível e queremos que o projeto inspire outras empresas a fazerem o mesmo. A PepsiCo está de portas abertas para profissionais que estão fora do mercado de trabalho possam se inspirar e, futuramente, participar de novas turmas do Ready To Return!

Conheça nosso time!

Christian Carmona é do Chile, tem 51 anos, possui formação como engenheiro e irá colocar em prática os 13 anos de experiência industrial na planta de Itu, no interior de São Paulo.

Destaque_Site_Christian (1)

“É bom sentir o valor que a companhia dá para que os profissionais se revitalizem. A PepsiCo recruta profissionais apostando neles sem se importar com a causa da pausa. É quase instintivo que o mercado entenda que o profissional que está parado há dois anos seja um profissional ruim. Quando não. A PepsiCo vai até o talento e busca-o. E eu nunca vi um programa assim no Brasil ou no meu país.
Quero retribuir o convite com todos os aprendizados, colocando toda minha experiência em prol da companhia. Sinto-me como em casa com o nível de acolhimento e com a transparência PepsiCo.
Para os profissionais que estão buscando uma recolocação no mercado de trabalho, digo para que acreditem no que vocês são, no conhecimento que vocês têm e no que conseguiram aprender no passado. Depois, sejam perseverantes na procura e em achar a porta exata para você. Todo o melhor está por vir sempre.”

 
Catarina Gonçalves Conceição, também vai atuar em São Paulo, na área de Eventos. Ela tem 41 anos, é publicitária de formação e tem 17 anos de experiência na área. 

thumbnail

“Descobri a área de Eventos quando entrei como estagiária de marketing numa indústria farmacêutica em 2002. Adoro trabalhar com isso. É o que me inspira e é o que eu amo. Estou há 2 anos e meio buscando recolocação, depois de 11 anos em uma grande empresa. Fiz muitas entrevistas e recebi muitos ‘não’, assim como entendi muitos outros que não deram respostas aos meus e-mails. Mas aprendi muito passando por isso. 
Quando vi o programa vi também uma oportunidade. Pensei: ‘chegou o meu momento!’. E fui preenchendo tudo, muito empolgada. Sem a resposta, achei que não aconteceria. Depois que entraram em contato foi tudo muito rápido. Fiquei 2 anos e meio esperando por essa resposta e, quando recebi, não sabia como reagir. Estou com uma expectativa muito grande e quero ver o brilho nos olhos das pessoas quando eu entregar o meu trabalho. 
É uma oportunidade que me fez ver que ainda existem empresas que trabalham com um lado humano. A PepsiCo e o Ready To Return são exemplos reais de que essa humanidade existe e que você pode ter uma oportunidade em uma empresa em que o discurso condiz com as atitudes. Esse modelo tem que ser levado para outras empresas. É uma empresa única e uma oportunidade única. É muito emocionante. Nunca vou esquecer o que estou vivendo aqui. 


Bruna Sdringola de Melo é natural de Campinas, São Paulo. Ela tem 34 anos, irá atuar na área de Vendas e é mãe de um casal de gêmeos de 3 aninhos.

thumbnail (1)

“Me permiti ser mãe, foi uma decisão da nossa família nos permitir vivermos esse momento. Sentia que precisava viver a maternidade e vivi os três melhores anos da minha vida, não me arrependo de nada. Hoje meus filhos estão mais independentes e senti que queria e podia voltar para o mercado de trabalho.
Acredito que se a mulher tem a possibilidade e quer viver a maternidade, ela deve fazer isso. Lembro que escutei: ‘agora você tem gêmeos, você vai se ausentar bastante’. Isso me deixou muito mal. Muitas empresas não aceitam a maternidade. Eu posso ser mãe e posso ser profissional também. E com um programa desses, que dá essa oportunidade, me sinto muito segura em poder ser a mãe e a profissional Bruna. Não é e não deve ser um tempo perdido.
Sempre me apaixonei pela parte de Vendas da PepsiCo, que é muito forte, e me candidatei. Depois de um ano conturbado, essa novidade surgiu e está sendo maravilhoso poder viver ela. Desde a preparação da documentação, meu foco foi esse novo momento. Por isso, minha expectativa é a melhor possível. Quero ter sucesso, quero voltar a aprender. Receberemos muito suporte e irei colocar em prática tudo aquilo que eu sei fazer, que é trabalhar com pessoas.
É um empoderamento ver muitas mulheres em posição de liderança.. Somos líderes também dentro de casa também. “

Josiane Pelegrin, que ficará na área financeira e de controladoria no úniCo, nosso escritório em São Paulo. Ela tem 39 anos, ficou 13 trabalhando na área e já havia trabalhado na PepsiCo de 2007 a 2010. 

thumbnail (3)

“Foi muito difícil deixar a PepsiCo e decidi sair porque meu marido teve uma oportunidade fora. Eu estava no auge da carreira e decidi aproveitar esse período também para aprender. Emendei com a maternidade, que era outro sonho meu e hoje tenho dois filhos. Eu estou muito feliz. Quem conseguiria partir de onde parou? Vejo a PepsiCo como uma mãe que está me recebendo de onde parei. 
Você pode perceber com esse projeto que se você foi um profissional, entregou o que era possível, no momento certo você vai conseguir e vai ter sucesso. O Programa traz a realidade da possibilidade. Estou há 9 anos fora e se eu consegui, todos que queiram e buscam podem conseguir.”

Vanessa Zani irá integrar o nosso time de Recursos Humanos, área em que se dedicou durante toda a vida profissional. Ela, que tem 38 anos, ficará alocada no úniCo, nosso escritório em São Paulo.

thumbnail (4)

“Nunca vi, em 20 anos de carreira, um programa com a estrutura e com a causa do Ready To Return. Nesse tempo que estive fora, conversei com muitas Executivas de diferentes áreas e que nem sempre falam sobre a dificuldade que é viver a maternidade em uma posição de Executiva. Nem sempre tomam alguma decisão, e muitas sofrem muito. Quando você vê um programa desses e que incentiva outras empresas a fazerem a mesma prática, é incrível.
Nunca pensei em parar. Não é só um programa, não é só um marketing. É real e na prática. Até agora, todas as imersões que já fizemos, já superaram todas as expectativas, tanto de pessoas, quanto do programa. 
A estrutura interfere na cultura e é muito legal ter contato com uma companhia que possui uma estrutura tão diversa. E uma das coisas mais legais é: você não é seu crachá. É incrível estar em uma empresa onde podemos ser quem somos. Aqui, a sua diferença te faz ser único.”











Back to top