Home » Imprensa » Releases » Projeto Colhendo a Chuva, do Instituto PepsiCo, engaja a sociedade na luta contra a seca

Projeto Colhendo a Chuva, do Instituto PepsiCo, engaja a sociedade na luta contra a seca

Utilizando a mobilização via Facebook, o Projeto divulga a Organização que leva água a famílias do semiárido brasileiro


A PepsiCo, segunda maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, fabricante das marcas QUAKER®, RUFFLES®, GATORADE®, entre outras, por meio do Instituto PepsiCo, está ampliando sua parceria com a Organização ASA (Articulação do Semiárido) com uma ação bastante inovadora: o Projeto Colhendo a Chuva.

Com o objetivo de construir cisternas, reservatórios com grande capacidade que armazenam água da chuva, utilizada pelas famílias para beber, o Projeto Colhendo a Chuva une a experiência que a PepsiCo e suas diversas marcas já possuem em mobilização via redes sociais – com ações de sucesso como as promoções Faça-me um Sabor, da marca Ruffles, e Aonde a Vaca Vai, da marca Toddy – a uma iniciativa de responsabilidade social. Através de uma ação pioneira, o projeto visa o engajamento da sociedade à causa da seca no semiárido brasileiro utilizando uma plataforma na rede social Facebook.

“Com este projeto, estamos chamando os internautas a participarem e, assim, ajudar a dar asas ao sonho de melhorar a vida destas famílias, além de mostrar a nova realidade das famílias a partir do acesso a água.”, afirma Cláudia Pires, diretora do Instituto PepsiCo.

Para esta divulgação, o Instituto PepsiCo irá utilizar uma aba do projeto dentro da fan page da PepsiCo Brasil no Facebook. Nesta página, implementada pela agência digital Riot, que cuida dos perfis corporativos da PepsiCo nas redes sociais, o internauta poderá conhecer mais sobre o semiárido, sobre a ASA e o Programa Um Milhão de Cisternas. O próprio layout da página, baseado nas imagens de literatura de cordel, aproxima as pessoas da cultura desta região . O internauta tem 03 maneiras de participar, pode simplesmente curtir a página, convidar um amigo ou ajudar efetivamente com doação de dinheiro.

Cada uma destas ações tem “pesos” diferentes que são quantificadas através de “asinhas”, que juntas completam a aba do Projeto e uma cisterna será construída com verba doada pela PepsiCo e ajuda dos internautas doadores. Assim, uma ação virtual do internauta é transformada em uma ação real: a construção de cisternas. Ao final todos irão conhecer quem são as famílias que foram beneficiadas, onde moram e qual foi a transformação na vida delas.

A Parceria

A parceria entre o Instituto PepsiCo e a ASA, firmada no ano de 2011, terá investimento de R$ 3,5 milhões nos próximos três anos para o Programa um Milhão de Cisternas. Juntos, esses reservatórios irão formar uma infraestrutura descentralizada para levar água potável a 5 milhões de pessoas em 11 estados brasileiros. A PepsiCo é a primeira empresa privada a apoiar o projeto liderado pela ASA, organização sem fins lucrativos criada há mais de 20 anos, que desenvolve ações de convivência sustentável com o ecossistema da região, através do fortalecimento da sociedade civil, da mobilização, envolvimento e capacitação das famílias.

Para esse ano, esse montante irá apoiar e financiar a aceleração da construção das cisternas em cinco estados e 10 municípios, com foco na entrega de cisternas produtivas, isso é, reservatórios para captação de água para utilização em agricultura familiar, além de cisternas destinadas a escolas públicas. Desde 2003, quando o projeto premiado pela ONU teve início, já foram construídas 376 mil cisternas, sendo 40 mil cisternas produtivas e 850 delas destinadas a escolas públicas.

O programa beneficia famílias com renda até meio salário mínimo por membro da família, e que residam permanentemente na região rural do polígono da seca, uma área que abrange quase 900 km², isso é, quase três vezes o tamanho do estado de São Paulo.

O Instituto PepsiCo é uma organização sem fins lucrativos, comprometida em apoiar e energizar as lideranças locais para fortalecer e acelerar as transformações socioambientais em suas comunidades. A criação do Instituto PepsiCo no Brasil faz parte da estratégia global da companhia chamada Performance com Propósito que tem como uma das metas fornecer acesso à água potável a pessoas que vivam em áreas com problemas de abastecimento de água.

Além do apoio financeiro, a PepsiCo prevê ainda a troca de experiências entre os produtores familiares do semiárido e parceiros de negócios para fornecimento de matéria-prima agrícola da região Sul e Sudeste. O intuito é compartilhar as melhores práticas de produção dos agricultores de estados como Paraná, Minas Gerais e São Paulo, que em contrapartida, absorverão conhecimento sobre formas eficientes de plantio durante períodos de estiagem.

SOBRE A PEPSICO

A PepsiCo oferece o maior portfólio mundial de marcas de alimentos e bebidas, que inclui 22 diferentes linhas de produto que geram anualmente mais de US$ 1 bilhão de vendas cada. Seus principais negócios – QUAKER ® (Cereais), TROPICANA ® (sucos), GATORADE ® (bebidas esportivas), FRITO-LA Y ® (snacks), e PEPSI-COLA ® (bebida com gás) - também produzem centenas de outros alimentos e bebidas convenientes, saborosos e nutritivos, que são nomes conhecidos e respeitados em todo o mundo.

No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais companhias de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e líderes de mercado como QUAKER ® (cereais), TODDY ® e TODDYNHO ® (achocolatados), ELMA CHIPS ®, LUCKY ® e EQLIBRI ™ (snacks), MABEL ® (biscoitos), GATORADE ® (bebidas esportivas), LIPTON ® (chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO ® e TROP COCO ® (água de coco), H2OH! ® e PEPSI-COLA ® (bebidas com gás).

No total, a companhia conta com 19 plantas e mais de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de cerca de 13 mil funcionários que já elegeram a empresa por 13 vezes como uma das melhores para trabalhar no Brasil (segundo pesquisa da Revista Exame e FIA – USP). Desde 1997, a companhia mantém estreita parceria com a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI ®, H2OH! ®, GATORADE ® E LIPTON ® aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.

Na PepsiCo, os funcionários são unidos pelo compromisso de alcançar crescimento sustentável ao investir em um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta, o que acreditamos também ser um futuro mais bem sucedido para a PepsiCo. Nós chamamos este compromisso de Performance com Propósito, isto é, a promessa da PepsiCo de oferecer um amplo portfólio de alimentos e bebidas que atendam aos paladares locais dos consumidores; de descobrir formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente, incluindo a conservação de água e de energia e a redução do volume de embalagens; de propiciar um ótimo local de trabalho para os nossos funcionários; e de respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde operamos.

Para saber mais sobre a PepsiCo Brasil, acesse www.pepsico.com.br ou acompanhe:
Para saber mais sobre a PepsiCo no mundo, acesse www.pepsico.com ou acompanhe:
Relações com a Imprensa - PepsiCo



Corporativo - Imagem Corporativa

Gladys de Paula - 11 4573-4653// gladys.depaula@imagemcorporativa.com.br

Mariana Land – 11 3526-4536 // mariana.land@imagemcorporativa.com.br



Marcas alimentos – Imagem Corporativa

Alline Roble - 11 3526-4534 // alline.roble@imagemcorporativa.com.br

Josie Silva – 11 3526-4579 // josie.silva@imagemcorporativa.com.br

Marcas Pepsi, Lipton e H2OH! – In Press

Leandro Gleria – 11 3323-1655 // leandro.gleria@inpresspni.com.br

Natalia Machuca – 11 3323-3778 // natalia.machuca@inpresspni.com.br

Marca Gatorade – Agência Ideal

Guto Francischini - 11 3900-2043 // guto@agenciaideal.com.br

Mayara Munhoz – 11 3900-2025 // mayaramunhoz@agenciaideal.com.br

A Companhia | Pepsico

A história de sucesso da PepsiCo no Brasil se confunde com a história de crescimento e desenvolvimento do próprio país nos últimos 60 anos.
Veja Mais »

Marcas

Presente desde 1953 no território nacional, a PepsiCo está no lar dos brasileiros em todas as ocasiões, com as marcas preferidas de todas as pessoas da família.
Veja Mais »