Home » Imprensa » Releases » PepsiCo reduz em 50% a utilização de plástico na selagem das embalagens de snacks

PepsiCo reduz em 50% a utilização de plástico na selagem das embalagens de snacks

A PepsiCo, segunda maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, reduziu pela metade a quantidade de plástico BOPP usado na selagem das embalagens de snacks e biscoitos de seus produtos, iniciativa que foi implementada em 2013 e que já gerou uma economia de 500 toneladas dessa matéria-prima em quase dois anos.

A partir deste mês, a mudança passou a contemplar toda a categoria de snacks da empresa. A linha de produtos LUCKY ®, das marcas FOFURA ® e TORCIDA ®, foi a última a absorver esta redução e diminuiu o tamanho das selagens horizontais superior e inferior de 20 para 15 mm. Com isso, as embalagens tiveram uma redução total na altura de um centímetro, o que gerará uma economia de oito toneladas de plástico por ano. Além disso, a medida trará redução de gastos com a compra de material.

O processo para a diminuição de plástico BOPP nas embalagens faz parte da visão estratégica da PepsiCo, chamada de Performance com Propósito e que tem como objetivo, dentre outros, encontrar formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente.

“A redução de material usado pelos mordentes, equipamento que faz a selagem das embalagens, foi uma inovação de processo encontrada pela companhia, que representou a minimização de impactos ambientais e também a redução de custos”, destaca Camila Feola, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens da PepsiCo. Com a economia de material gerada neste novo processo, que diminuiu de 12 para seis milímetros a quantidade de plástico utilizado pelos mordentes, poderiam ser produzidas 20 milhões de embalagens de salgadinhos RUFFLES ® de 100g, por exemplo. Para se ter uma ideia, se as embalagens fossem colocadas umas sobre as outras, a pilha de pacotes chegaria a 40 mil metros, o equivalente a quase três vezes o percurso de uma corrida da São Silvestre.

A PepsiCo também trabalha para reduzir o uso de plástico na selagem vertical, que fica no verso da embalagem. O formato com menos plástico passará a ser comercializado pela empresa a partir de fevereiro de 2015, em projeto piloto nas marcas RUFFLES ® e  SENSAÇÕES ®.  “Investimos continuamente em soluções para reduzir o uso de materiais nas nossas embalagens, diminuindo o consumo de plástico e o volume de resíduos gerados pela sociedade. Além disso, todas as embalagens de produtos PepsiCo são 100% recicláveis”, completa Camila.

 

Reciclo PepsiCo

O Programa Reciclo PepsiCo tem como objetivo formar redes para tratar da questão dos resíduos pós-consumo no segmento de atuação da empresa, reunindo integrantes de toda cadeia produtiva e setor público, somados à sociedade civil - por meio de seus consumidores, que junto com a PepsiCo trabalham para a redução e correta destinação do material.

Quatro pilares compõem o Reciclo PepsiCo: Inovar, Engajar, Reciclar e Performar, com foco especial nas embalagens e no trabalho realizado com cooperativas de catadores de material reciclável, localizadas na zona Sul de São Paulo. O Reciclo abarca ainda as ações da empresa na redução de material em suas embalagens (de BOPP e PET) e também na promoção de uma nova utilização das embalagens pós-consumo, como o display desenvolvido a partir das embalagens recicladas de snacks.

A preocupação com o destino dos resíduos gerados nas etapas de produção e pós-consumo está na visão

Estratégica e forma de atuação da PepsiCo há mais de uma década, atuação que segue a visão estratégica global de Performance com Propósito, que significa entregar ótimo desempenho fazendo as coisas certas para as pessoas e para as comunidades ao redor do mundo.

 

 

SOBRE A PEPSICO

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. A PepsiCo teve uma receita líquida de mais de US$ 66 bilhões em 2013, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas, que inclui as marcas Frito- Lay®, Gatorade®, Pepsi-Cola®, Quaker® e Tropicana®. O portfólio de produtos da PepsiCo possui uma grande variedade de alimentos e bebidas saborosos, incluindo 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas estimadas anualmente no varejo.

No coração da PepsiCo está a Performance com Propósito - nosso objetivo de entregar uma performance financeira ainda melhor e, ao mesmo tempo, criar um crescimento sustentável para nossos acionistas e clientes. Na prática, a Performance com Propósito significa fornecer uma ampla gama de alimentos e bebidas que vão desde os produtos mais saborosos até os mais saudáveis; encontrar formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente e reduzir os custos operacionais; proporcionar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para nossos funcionários a nível mundial; e respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde atuamos. Para mais informações, visite www.pepsico.com.

 

Para saber mais sobre a PepsiCo Brasil, acesse www.pepsico.com.br ou acompanhe:

 

Para saber mais sobre a PepsiCo no mundo, acesse www.pepsico.com ou acompanhe:

 

Relações com a Imprensa -  PepsiCo

 

Corporativo – Imagem Corporativa

Catarina Bretas - 11 3526-4570 // catarina.bretas@imagemcorporativa.com.br

Aparecida Santos - 11 3526-4541 // aparecida.santos@imagemcorporativa.com.br

Estefânia Maria Basso - 3526-4521// estefania@imagemcorporativa.com.br

 

Marcas alimentos – Imagem Corporativa

Josie Silva - 11 3526-4579 // josie.silva@imagemcorporativa.com.br

Paulo Santos - 11 3526-4534 // paulo.santos@imagemcorporativa.com.br

 

Marcas Pepsi, Lipton e H2OH! – In Press

Danielle Júlio - 11 3323 - 1596// erika.stephan@inpresspni.com.br 

Marina Lodygensky - 3323 3778// marina.lodygensky@inpresspni.com.br   


Marca Gatorade - Agência Ideal

Renata Cintra - 11 4873-7628 // renata.cintra@agenciaideal.com.br

Silvia Herrera - 11 4873-7635 // silvia.herrera@agenciaideal.com.br - 4873-7635

A Companhia | Pepsico

A história de sucesso da PepsiCo no Brasil se confunde com a história de crescimento e desenvolvimento do próprio país nos últimos 60 anos.
Veja Mais »

Marcas

Presente desde 1953 no território nacional, a PepsiCo está no lar dos brasileiros em todas as ocasiões, com as marcas preferidas de todas as pessoas da família.
Veja Mais »