Home » Imprensa » Releases » PepsiCo reduz em 30% o consumo de energia na fábrica de QUAKER ® e conquista Prêmio Eco 2013

PepsiCo reduz em 30% o consumo de energia na fábrica de QUAKER ® e conquista Prêmio Eco 2013

A PepsiCo, fabricante das marcas TODDY ®, ELMA CHIPS ®, entre outras, recebe o Prêmio ECO 2013, realizado pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio), na categoria de Prática de Sustentabilidade. O case vencedor foi “Geração de Energia com Biomassa de Casca de Aveia”, em atividade desde 2011, na fábrica de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com o projeto pioneiro na PepsiCo e no Brasil, a unidade passou a utilizar a casca de aveia, que era resíduo do processo produtivo, em substituição ao gás natural como fonte de energia na caldeira de vapor que abastece suas linhas de produção. A cerimônia de entrega dos prêmios será em 09 de dezembro, em São Paulo.

Com o feito, foi possível reduzir em 38% o consumo de energia por quilo de aveia produzido localmente – ou 30% do consumo absoluto de energia – devido à capacidade de produção de vapor atingida pelo sistema – de 2.500 kg/hora – além da redução de 1.042 toneladas nas emissões de gases de efeito estufa. A iniciativa reutiliza 1.440 toneladas de casca de aveia por ano, o que representa a redução de 20% deste resíduo. Outro benefício foi a diminuição do consumo de 43.000 m³/mês de gás natural, um combustível de origem fóssil não renovável, que permitiu o encerramento do contrato da PepsiCo com a empresa fornecedora local.

O novo processo, realizado em parceria com a APS engenharia, que irá operar a caldeira por mais três anos, traz uma economia de recursos de R$ 92 mil ao ano, o que representará, ao final do período, R$ 464 mil. Atrelados aos resultados ambientais e econômicos estão também os resultados sociais, com a geração de três novas vagas diretas de emprego local para a operação da nova caldeira de biomassa, frente ao processo anterior que era automatizado. Além disso, menores níveis de emissões e menor quantidade de resíduos descartados se refletem também em benefícios sociais, uma vez que toda a sociedade ganha com a preservação ambiental.

“A conquista do Prêmio é um reconhecimento muito importante ao nosso projeto. A iniciativa reforça a visão de negócios de Performance com Propósito da PepsiCo, que significa gerar crescimento sustentável, investindo em um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta, além de encontrar novas formas inovadoras para minimizar impactos ao meio ambiente, com foco em solo, água e energia. O projeto da unidade de Porto Alegre contribui diretamente para as metas globais da companhia voltadas ao meio ambiente”, destaca Lea Mayor, diretora de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da PepsiCo.

A visão de Cidadania Corporativa Global da PepsiCo orienta os esforços para melhorar e fortalecer as comunidades onde a empresa atua. Entre os 10 compromissos e metas globais da PepsiCo estão: trabalhar para eliminar a destinação de resíduos sólidos das instalações de produção para aterros e alcançar uma redução absoluta das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todos os negócios globais. Neste sentido, o Projeto Biomassa está alinhado à Agenda Global de Sustentabilidade da PepsiCo, contribuindo diretamente para os objetivos da companhia voltados ao meio ambiente.

 

PepsiCo 60 anos

A PepsiCo Brasil completa 60 anos de história!

A companhia, que chegou em solo brasileiro com a marca PEPSI® em 1953, conta hoje com um portfólio repleto de produtos que fazem parte da vida e da história dos brasileiros.

Hoje são cerca de 30 marcas de alimentos e bebidas construídas por 13 mil funcionários em 16 plantas. Sucesso alcançado por produtos adorados pelos brasileiros como as aveias QUAKER®, também há 60 anos no país, a deliciosa “batata da onda” RUFFLES®, o combustível do esporte brasileiro  GATORADE®, TODDY®, o achocolatado que vem COWzando por aí, e outras marcas que vêm diversificando ainda mais o portfólio da empresa: LUCKY®, KERO COCO® e MABEL®, que também completa 60 anos em 2013. São 60 anos no dia a dia de brasileiros de todas as regiões e idades. Uma marca que respeita e cresce junto com seus consumidores.

 

SOBRE A PEPSICO

A PepsiCo oferece o maior portfólio mundial de marcas de alimentos e bebidas, que inclui 22 diferentes linhas de produto que geram anualmente mais de US$ 1 bilhão de vendas cada. Seus principais negócios - QUAKER ® (Cereais), TROPICANA ® (sucos), GATORADE ® (bebidas esportivas), FRITO-LAY ® (snacks), e PEPSI-COLA ® (bebida com gás) - também produzem centenas de outros alimentos e bebidas convenientes, saborosos e nutritivos, que são nomes conhecidos e respeitados em todo o mundo.

 

No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais companhias de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e reconhecidas como QUAKER® (cereais, barras de cereais e biscoitos), TODDY® (achocolatado em pó e biscoitos), MÁGICO® (achocolatados), TODDYNHO® (achocolatado em caixinha), ELMA CHIPS®, LUCKY®, TORCIDA®, RUFFLES®, DORITOS®, CHEETOS®, FANDANGOS® e FOFURA® (snacks), EQLIBRI™MABEL® (biscoitos), GATORADE® (bebidas esportivas), LIPTON® (chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO® e TROP COCO® (água de coco), H2OH!® e PEPSI-COLA® (bebidas com gás).

 

 No total, a companhia conta com 16 plantas e mais de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de cerca de 13 mil funcionários que já elegeram a empresa por 13 vezes como uma das melhores para trabalhar no Brasil (segundo pesquisa da Revista Exame e FIA – USP). Desde 1997, a companhia mantém estreita parceria com a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI®, H2OH!®, GATORADE® E LIPTON® aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.

 

Na PepsiCo, os funcionários são unidos pelo compromisso de alcançar crescimento sustentável ao investir em um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta, o que acreditamos também ser um futuro mais bem sucedido para a PepsiCo. Nós chamamos este compromisso de Performance com Propósito, esta é a promessa da PepsiCo de oferecer um amplo portfólio de alimentos e bebidas que atendam aos paladares locais dos consumidores; de descobrir formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente, incluindo a conservação de água e de energia e a redução do volume de embalagens; de propiciar um ótimo local de trabalho para os nossos funcionários; e de respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde operamos.

Para saber mais sobre a PepsiCo Brasil, acesse www.pepsico.com.br ou acompanhe:

 

Para saber mais sobre a PepsiCo no mundo, acesse www.pepsico.com ou acompanhe:

 

Relações com a Imprensa -  PepsiCo

Estefânia Basso - 11 3526-4521// estefania@imagemcorporativa.com.br

Debora Ornelas - 11 3526-4541// debora.ornelas@imagemcorporativa.com.br

 

Marcas alimentos – Imagem Corporativa

Josie Silva – 11 3526-4579 // josie.silva@imagemcorporativa.com.br

Juliana Duarte – 11 3526-4585 // juliana.duarte@imagemcorporativa.com.br

 

Marcas Pepsi, Lipton e H2OH! – In Press

Leandro Gleria – 11 3323-1596 // leandro.gleria@inpresspni.com.br

Natalia Machuca- 11 3323 3778 // Natalia.machuca@inpresspni.com.br

 

Marca Gatorade – Agência Ideal

Guto Francischini - 11 4873-7592 // guto@agenciaideal.com.br

Mayara Munhoz – 11 4873-7634 // mayaramunhoz@agenciaideal.com.br

A Companhia | Pepsico

A história de sucesso da PepsiCo no Brasil se confunde com a história de crescimento e desenvolvimento do próprio país nos últimos 60 anos.
Veja Mais »

Marcas

Presente desde 1953 no território nacional, a PepsiCo está no lar dos brasileiros em todas as ocasiões, com as marcas preferidas de todas as pessoas da família.
Veja Mais »