Home » Imprensa » Releases » PepsiCo promove a capacitação de catadores e a formação da Rede Zona Sul de Comercialização em SP

PepsiCo promove a capacitação de catadores e a formação da Rede Zona Sul de Comercialização em SP

Projeto com cooperativas de catadores visa qualificar cooperados para fomentar a triagem e comercialização de materiais recicláveis, com foco em PET e BOPP, fortalecendo a cadeia de reciclagem
 
São Paulo, 02 de junho de 2014 – Foi lançada na última sexta-feira, dia 30 de maio, a Rede de Comercialização Zona Sul, formada por cinco cooperativas de catadores de São Paulo (SP) e apoiada pela PepsiCo. Em 2012, a companhia passou a apoiar estas cooperativas com o intuito de melhorar as condições de trabalho dos cooperados por meio da qualificação técnica e institucional, realizada em parceria com o Gaia Social, e incentivar o aumento da reciclagem, com foco nos plásticos PET e BOPP (polipropileno biorientado).
 
Somente na primeira fase, ao longo de catorze meses, foram realizadas 416 horas de treinamento, abrangendo aspectos como Planejamento Estratégico; Elaboração de Projetos e captação de recursos; Formação da Rede; Modelo de Negócios; Visitas Benchmark; Desenvolvimento de Lideranças – cooperativismo; Desenvolvimento de Lideranças – Rede; Avaliação contábil, fiscal e trabalhista; e Monitoramento e avaliação de processos internos de produção.
 
“Nosso foco com esse projeto é desenvolver a cadeia de reciclagem, incrementando, principalmente, a compra e aplicação do BOPP reciclado. Há um ano, quando iniciamos a parceria, os cooperados não faziam a triagem deste material. Hoje, eles foram capacitados para isso e percebem uma oportunidade de negócio, por meio da atuação em rede. Os reflexos também se dão na coleta de outros materiais, como PET, papelão e embalagem longa vida, que tiveram um aumento de 15% do volume coletado”, destaca Regina Teixeira, gerente de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil.
 
De acordo com um estudo realizado pelo Ipea, a reciclagem no Brasil movimenta cerca de R$ 12 bilhões ao ano, no entanto, erros de manuseio e perdas no setor chegam a R$ 8 bilhões no mesmo período. A pesquisa mostra que parte do problema está na forma como o material é manipulado. A separação correta transforma o lixo em potencial resíduo, do contrário, vira rejeito e é destinado a aterros.
 
Neste sentido, o Projeto com Cooperativas realizado pela PepsiCo foca na capacitação dos envolvidos, e a triagem correta do BOPP já mostra resultados importantes. Hoje, as cooperativas participantes já têm capacidade de separar uma tonelada por mês deste resíduo. Além disso, a capacitação também reflete de forma positiva no negócio das cooperativas.  No início do trabalho, por exemplo, o BOPP recolhido era vendido a R$ 0,30 o quilo e hoje o material já pode ser vendido a R$ 0,50 o quilo – qualificação que também impacta na comercialização de PET, que sofreu aumento de 35% no valor para a venda, uma vez que em Rede, o volume é maior e o material é destinado diretamente à indústria recicladora.
 
Além disso, neste primeiro ano, a renda média dos cooperados, que não ultrapassava um salário mínimo, sofreu um aumento de 38%. “A atuação em rede permite a comercialização em conjunto de resíduos, refletindo no aumento do volume total, o que facilita a venda direta à indústria, agregando valor aos resíduos e, consequentemente, da renda coletiva e individual dos cooperados. No projeto, a Rede também está sendo trabalhada como um negócio social, e esta transformação de olhar, inclusive dos próprios cooperados, é importante para entender cada cooperativa como uma microempresa, além de capacitar e nos fortalecer como importantes agentes ida reciclagem”, destaca Telines Basílio do Nascimento, um dos líderes da Rede de Comercialização Zona Sul.
 
A Rede de Comercialização Zona Sul é formada pelas cooperativas CooperCaps, CooperPac, CooperGaia, CooperCral e Cooperativa Nossos Valores e reúne 160 cooperados, dos quais 60% são mulheres.  Para este ano, na segunda fase do Projeto, a proposta é trazer uma abordagem mais prática de treinamento, com consultores que visitarão às cooperativas e trabalhar intervenções na rotina dos cooperados. Além da constituição, a proposta para 2014 também é fazer a incubação da Rede.
 
 
SOBRE A PEPSICO

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo. A companhia teve uma receita líquida de mais de US$ 66 bilhões em 2013, impulsionada por um portfólio abrangente de alimentos e bebidas que inclui as marcas FRITO-LAY ® (snacks), GATORADE ® (bebidas esportivas), PEPSI-COLA ® (bebida com gás), QUAKER ® (Cereais) e TROPICANA ® (sucos). O portfólio de produtos da PepsiCo possui uma grande variedade de alimentos e bebidas saborosos, incluindo 22 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais no varejo.
 
No coração da PepsiCo está  Performance com Propósito - nosso objetivo de entregar uma performance financeira ainda melhor, ao mesmo tempo em que geramos crescimento sustentável para nossos acionistas e clientes. Na prática, Performance com Propósito significa fornecer uma ampla gama de alimentos e bebidas que vão desde os produtos mais saborosos até os mais saudáveis; encontrar formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente e reduzir os custos operacionais; proporcionar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo para nossos funcionários a nível mundial; e respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde atuamos. Para mais informações, visite www.pepsico.com.
 
 
Para saber mais sobre a PepsiCo Brasil, acesse www.pepsico.com.br ou acompanhe:
  • Twitter | @PepsicoBrasil
  • Facebook | http://www.facebook.com/PepsiCoBrasil
  • PepsiCo Press Releases | http://www.pepsico.com.br/releases/
  • PepsiCo Vídeos | http://www.youtube.com/user/pepsicobr

Para saber mais sobre a PepsiCo no mundo, acesse www.pepsico.com ou acompanhe:
  • Twitter | @PepsiCo
  • Facebook | http://www.facebook.com/PepsiCo
  • PepsiCo Blogs | http://pepsicoblogs.com/
  • PepsiCo Press Releases | http://www.pepsico.com/Media/Press-Releases.html
  • PepsiCo Multimedia | http://multimedia.pepsico.com/
  • PepsiCo Videos | http://www.youtube.com/user/PepsiCoVideo
 
Relações com a Imprensa -  PepsiCo

 
Corporativo - Imagem Corporativa
Catarina Bretas- 11 3526-4570 // catarina.bretas@imagemcorporativa.com.br
Débora Ornelas- 11 3526-4541 // debora.ornelas@imagemcorporativa.com.br
Estefânia Maria Basso- 3526-4521// estefania@imagemcorporativa.com.br
 
Marcas alimentos- Imagem Corporativa
Josie Silva- 11 3526-4579 // josie.silva@imagemcorporativa.com.br
Thaís Camargo- 11 3526-4534 // thais.camargo@imagemcorporativa.com.br
 
Marcas Pepsi, Lipton e H2OH! – In Press
Erika Stephan- 11 3323 3775// erika.stephan@inpresspni.com.br
Marina Lodygensky- 3323 3778// marina.lodygensky@inpresspni.com.br
 
Marca Gatorade – Agência Ideal
Guto Francischini - 11 4873-7592 // guto@agenciaideal.com.br
Mayara Munhoz – 11 4873-7634 // mayaramunhoz@agenciaideal.com.br

A Companhia | Pepsico

A história de sucesso da PepsiCo no Brasil se confunde com a história de crescimento e desenvolvimento do próprio país nos últimos 60 anos.
Veja Mais »

Marcas

Presente desde 1953 no território nacional, a PepsiCo está no lar dos brasileiros em todas as ocasiões, com as marcas preferidas de todas as pessoas da família.
Veja Mais »