Home » Propósito » Programas » Educação pelo Esporte

Educação pelo Esporte

 

Educação pelo esporte Pepsico

O esporte atua em varias frentes: comunicação, expressão, emoção, educação e emancipação para a transformação social.

O Instituto Esporte & Educação é uma Organização Civil de Interesse Público, que tem como objetivo implementar a metodologia do esporte educacional em comunidades de baixa renda, norteada pelos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, respeito a diversidade, construção coletiva, educação integral e o rumo à autonomia, desenvolvendo a cultura esportiva com a finalidade de formar o cidadão crítico, criativo e protagonista.

O Instituto Esporte & Educação não só desenvolveu uma metodologia de ensino para formar os profissionais de Educação Física, com intuito de educar as crianças e jovens a tornarem-se cidadãos críticos, participativos e transformadores da sua realidade, como também avalia e reconstrói esta metodologia continuamente para atender as demandas, necessidades e interesses das comunidades atendidas.

O PROJETO

A Caravana do Esporte é um projeto social do canal de TV esportivo ESPN Brasil em parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Esporte e Educação, presidido por Ana Moser, medalha de prata no vôlei nas Olimpíadas de Atlanta 1996. Desde 2005, o projeto leva a atividade esportiva com foco educacional e de desenvolvimento humano a crianças e adolescentes de municípios com baixos índices sociais por todo o Brasil.

As comunidades atendidas são indicadas pelo UNICEF segundo a urgência por ações voltadas a uma melhor qualidade de vida para a infância e adolescência brasileiras. Em todas as regiões atendidas pelo projeto, o baixo Índice de Desenvolvimento da Infância (IDI) é um dos principais fatores para o estudo e escolha do município, além da análise do nível de mobilização social na cidade e região.

A cada etapa, professores e coordenadores pedagógicos do Instituto Esporte e Educação desenvolvem as atividades do projeto, com o apoio e participação de grandes nomes do esporte nacional e mundial, como Ana Moser, Sócrates, Lars Grael, Daiane dos Santos e mais 50 atletas brasileiros voluntários.

Profissionais que aplicam a metodologia nas diversas modalidades esportivas como: futebol, vôlei, basquete, atletismo, judô, ginástica, handebol, skate e capoeira.

Todo mês, a Caravana do Esporte realiza, durante 10 dias em cada comunidade, o atendimento a crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 14 anos, alunos da rede pública de ensino, com estações de esporte educacional.

Promove também uma formação continuada de 30 horas aos professores da rede pública de ensino, promovendo dinâmicas e encontros para a discussão da metodologia aplicada, para que os próprios professores coordenem a continuidade do projeto após a implantação.

OBJETIVOS

  • Aplicar e multiplicar o conceito do esporte educacional para o desenvolvimento humano;
  • Levar a Caravana a municípios indicados pelo UNICEF seguindo critérios como o IDI (Índice de Desenvolvimento da Infância), num período de 10 dias em cada lugar;
  • Mostrar a ação eficaz do esporte como elemento educacional de transformação social, estimulando a abordagem multidisciplinar e multiplicadora;
  • Aliar os valores do esporte à educação, incentivando ações que nascem na escola e envolvem alunos, professores, funcionários, pais e toda a comunidade;
  • Promover a prática esportiva através de técnicas dos desenvolvimentos motor, cognitivo e sócio-afetivo de crianças e jovens. As atividades são desenvolvidas com aplicação de estações por modalidade;
  • Capacitar o professor para execução destas atividades;
  • Propiciar a sustentabilidade do conceito esporte-educação como ferramenta de inclusão.

PÚBLICO-ALVO

  • Crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos;
  • Professores de escolas públicas;
  • Lideranças comunitárias e jovens protagonistas;
  • Famílias;
  • Prefeituras e Secretarias de Educação e de Esporte dos municípios envolvidos.

Alinhados aos objetivos da Fundação Pepsico, acreditamos que, com o esporte, podemos transformar a vida de milhares de crianças e jovens, como também oferecer oportunidades para uma educação de qualidade e que promova valores para a cidadania. Os resultados esperados dessa parceria com o IEE são:

  • Diminuição da evasão e conseqüente distorção escolar;
  • Melhora na coordenação motora das crianças;
  • Melhora na capacidade de concentração e raciocínio lógico;
  • Diminuição do trabalho infantil;
  • Melhora na auto-estima;
  • Maior reflexão da sociedade sobre problemas como a violência doméstica, o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e jovens;
  • Maior participação dos alunos em todas as atividades propostas pela escola;
  • Maior socialização e cooperação entre as crianças;

www.esporteeducacao.org.br

Etapas da Caravana do Esporte em 2012:

Etapa Data Crianças atendidas Oficinas Professores capacitados Atletas convidados
Mogi das Cruzes / SP 13, 14 e 15/ Fev – 2012 Foram atendidas 3.000 Crianças e Adolescentes de 7 a 14 anos nas atividades esportivas Vôlei, Futebol, Basquete, Tênis, Atletismo, Capoeira, Judô e Ginástica Artística. Foram capacitados 130 Professores da Rede Pública de Ensino Ida (voleibol), Fabiana dos Santos (atletismo, bodyboard), Ana Moser (Voleibol) e o time profissional de basquete de Mogi das Cruzes
Ilha Bela / SP 06, 07 e 08/ Mar – 2012 Foram atendidas 3.000 Crianças e Adolescentes de 7 a 14 anos nas atividades esportivas Vôlei, Futebol, Basquete, Tênis, Oficinas do Esporte, Vela e Esportes Radicais. Foram capacitados 90 Professores da Rede Pública de Ensino Ida e Fofão (voleibol)
Mossoró / RN 10, 11 e 12/ Abr – 2012 Foram atendidas 3.000 Crianças e Adolescentes de 7 a 14 anos nas atividades esportivas Vôlei, Futebol, Basquete, Tênis, Atletismo, Judô, Oficinas do Esporte, Esportes Radicais e Ginástica de Solo. Foram capacitados 90 Professores da Rede Pública de Ensino Edmilson Gomes (futebol), Maicon França (judô) e Seleção de futebol masculina e feminina de Mossoró Baraúnas.

Cartilha Caravana do Esporte

Como indústria de alimentos, queremos contribuir para uma alimentação mais equilibrada. Foi com este olhar, e com o apoio de diversos parceiros, que desenvolvemos a cartilha “Comer para Jogar e Aprender”.

A Cartilha é fonte de informações fundamentais tanto para as crianças quanto para mães, abordando de maneira divertida a importância dos alimentos e suas características nutricionais, e como prepará-los e aproveitá-los da melhor forma.

Os professores da Caravana, junto com a capacitação do esporte, transmitirão este conteúdo nutricional aos professores, que terão a missão de orientar crianças e jovens durante a prática de atividades físicas das caravanas.

As 5.000 unidades da cartilha foram produzidas utilizando o Vitopaper®, um tipo especial de papel, confeccionado a partir de plásticos reciclados pós-consumo, em grande parte, extraído das embalagens de nossos snacks, como Ruffles, Cheetos e Doritos.

A educação ambiental também é retratada no verso da cartilha, indicando a correta destinação do material, para que ele possa ser utilizado novamente para a produção do Vitopaper®.

 

 

 

A Companhia | Pepsico

A história de sucesso da PepsiCo no Brasil se confunde com a história de crescimento e desenvolvimento do próprio país nos últimos 60 anos.
Veja Mais »

Marcas

Presente desde 1953 no território nacional, a PepsiCo está no lar dos brasileiros em todas as ocasiões, com as marcas preferidas de todas as pessoas da família.
Veja Mais »